Escuta que transforma: Saúde da Serra capacita profissionais para acolher melhor crianças e adolescentes
Encontro reuniu servidores de vários setores da rede municipal de saúde

Texto: Amanda Drumond
- Foto: Divulgação/CAPSi
Profissionais da Saúde da Serra tiveram, por meio de uma formação, a oportunidade de aperfeiçoar o acolhimento a crianças e adolescentes atendidos na rede municipal.
Com o tema “Acolhimento: entre a anamnese e a história, o que se escuta?”, a capacitação foi promovida, nesta quarta-feira (27), pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e realizada pela psicóloga clínica e jurídica Claudia Pretti. Além da graduação, Pretti é psicanalista, membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória e coordenadora do Fórum Clínico da Infância e da Adolescência.
A gerente do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), Sabrina Aquino, ressaltou a importância da iniciativa.
“Esse encontro foi muito especial porque nos permitiu reforçar a importância da escuta qualificada de crianças e adolescentes, que muitas vezes se expressam não só pela fala, mas também por gestos, desenhos e brincadeiras. Ver a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde da Serra foi enriquecedor, pois amplia a compreensão e fortalece o cuidado em rede. Quando todos se envolvem nesse processo, garantimos que esses jovens sejam realmente ouvidos e tenham acesso a um atendimento mais adequado às suas necessidades”, afirmou.
Segundo Sabrina, essas capacitações voltadas para a saúde mental infantojuvenil acontecem durante todo ano, como parte do projeto de Educação em Saúde. Embora sejam voltadas principalmente para a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), as formações também são abertas, sempre que possível, a servidores de outros setores da Saúde da Serra, com o objetivo de ampliar o olhar sobre a temática.
Próxima formação
No dia 10 de setembro, será realizada a palestra “Falar com a criança psicótica: acolher seu saber delirante”, ministrada pela psicanalista Margaret Pires do Couto, de Belo Horizonte. Mestre em Psicologia, doutora em Educação e autora do livro O fracasso escolar e a família: o que a clínica ensina?, a profissional conduzirá a atividade de forma online.
Assim como nesta edição, a capacitação será aberta a servidores de diferentes áreas da Saúde da Serra.