Alunos vão ajudar a fiscalizar rotina de escola na Serra

Atividades fazem parte do projeto "Aluno Auditor", lançado nesta quinta-feira (14)

Alunos vão ajudar a fiscalizar rotina de escola na Serra

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Dayana Souza-Secom/PMS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pastor Oliveira de Araújo, em Divinópolis, foi palco nesta quinta-feira (14) do lançamento do projeto "Aluno Auditor". O projeto visa promover a participação social por meio de ações específicas que contribuam para a formação da cidadania.

Para isso, os alunos dos 8º e 9º anos da escola usarão as metodologias da auditoria, tendo como parâmetro um formulário com mais de 20 pontos a serem avaliados.

“Todos nós temos obrigação de fiscalizar o que se faz no setor público. Então é importante que cada morador seja o nosso promotor, o nosso auditor, o nosso fiscal e seja também o nosso avaliador, para que também possa avaliar se o serviço está bom ou se não está bom. Porque só assim a gente vai melhorar a oferta de serviços para a população”, afirmou o prefeito.

Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), a iniciativa tem como objetivo incentivar a participação ativa dos estudantes na gestão pública, acompanhando o funcionamento diário das escolas municipais.

O projeto "Aluno Auditor" é resultado da parceria entre a Prefeitura da Serra e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Acordo de Cooperação 001/2023, assinado para promover ações conjuntas e intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de controle interno, auditoria governamental, controle social, transparência e ética pública.

”Nós da controladoria exercemos uma função vital na administração pública, que é a promoção da integridade, da transparência e do combate à corrupção. Entretanto, isso não pode ser dever de uma única instituição, é um dever de cada cidadão, de todos nós. E é justamente por isso que o Aluno Auditor causa tamanha alegria, porque o papel da escola é mais do que educar, é formar cidadãos conscientes que entendam o funcionamento da sociedade e busquem formas de melhorá-la”, ressalta o controlador geral Emiliano Ricas.

A secretária de Educação Luciana Galdino também esteve no evento e lembrou dos efeitos que o projeto pode provocar na vida das crianças. “Este projeto valoriza a  participação social das crianças, estimula a formação de  valores éticos que contribuem para sua formação integral e sua formação no seu contexto social. As crianças são protagonistas neste processo e esse conhecimento elas levam para a vida”, disse a secretária.

A solenidade contou também com a participação de representantes do Ministério Público Estadual e da Câmara Municipal da Serra.