Estudantes da rede municipal da Serra recebem prêmio sobre segurança e de saúde nas escolas

Os estudantes estiveram entre os grandes vencedores do prêmio "MPT na Escola" e "Segurança e Saúde nas Escolas", em 2024

Estudantes da rede municipal da Serra recebem prêmio sobre segurança e de saúde nas escolas


Texto: Jonathas Gomes - Foto: Divulgação/MPT-ES

A cerimônia de premiação dos projetos “MPT na Escola” e “Segurança e Saúde nas Escolas”, realizados pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT), coroou três estudantes da rede municipal da Serra, que estiveram entre os grandes vencedores da premiação sobre segurança e saúde nas escolas. 

Realizada na última terça-feira (11), no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, a cerimônia reuniu as melhores produções culturais de alunos de escolas públicas do estado. Entre os trabalhos de prestígio, estiveram duas poesias e um desenho dos estudantes Gabriel Loureiro Pratti, Maria Eduarda Morgado de Oliveira e Emanuelly Lick Couto, respectivamente. 

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, reforça que a gestão atual continuará investindo em iniciativas que estimulem a criatividade e o pensamento crítico nas escolas municipais. 

"Ver nossos estudantes sendo reconhecidos em um prêmio tão relevante nos enche de orgulho. Os projetos ‘MPT na Escola’ e ‘Segurança e Saúde nas Escolas’ mostram como a educação vai além da sala de aula, promovendo reflexão e conscientização entre os alunos. A conquista de Gabriel, de Maria Eduarda e de Emanuelly demonstra o talento e o compromisso dos nossos estudantes com temas essenciais para a vida escolar”, diz a autoridade. 

Além dos alunos, professores, coordenadores dos projetos na escola e coordenadores municipais dos projetos também foram contemplados com prêmios, como:  notebooks, tablets e smartwatches, além de troféu e medalha.

O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo estimular a reflexão sobre temas importantes para a formação dos jovens, como o combate ao trabalho infantil e a valorização da educação.

Conheça os vencedores: 

1º  lugar – Categoria Poesia

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Anselmo

Trabalho: Cuidando da Escola: Saúde e Segurança em Foco

Aluno: Gabriel Loureiro Pratti (8º ano)

Professor(a): Rafael Lima Precioso

Coordenador(a) do projeto na escola: Claudia Moraes da Conceição

Coordenador(a) Local do Projeto: Silvano Rouver de Oliveira

2º lugar – Categoria Poesia

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Altair Siqueira Costa

Trabalho: Versos de esperança

Aluna: Maria Eduarda Morgado de Oliveira

Professor(a): Dilce Laureano 

Coordenador(a) do projeto na escola: Ronaldo Emerick Correia

Coordenador(a) Local do Projeto: Silvano Rouver de Oliveira 

2º lugar  – Categoria Desenho

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sônia Regina Gomes Rezende Franco

Trabalho: Segurança e saúde nas escolas e no trabalho

Aluna: Emanuelly Lick Couto (9º ano)

Professor(a): Maria da Penha Rodrigues de Assis

Coordenador(a) do projeto na escola: Débora Cristina Santana D. dos Santos

Coordenador(a) Local do Projeto: Silvano Rouver de Oliveira

MPT na Escola 2025

O regulamento do concurso MPT nas Escolas 2025 já foi divulgado. O cronograma da premiação é dividido em local, estadual e nacional, com inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. 

As inscrições para os trabalhos da etapa local, que contemplam as secretarias estadual e municipais, acontecem em agosto, de acordo com o edital da premiação. Entenda, abaixo, as etapas do concurso: 

Etapa local – Na etapa local, cada Secretaria (Municipal ou Estadual) de Educação participante do projeto fará a seleção dos trabalhos produzidos por suas escolas e poderá inscrever o primeiro colocado por categoria (conto, poesia, desenho e música) por Município. Há a previsão de que essa fase seja encerrada até setembro de 2025. 

Etapa estadual – Os trabalhos que obtiverem o primeiro lugar em cada categoria na etapa local poderão ser inscritos, limitadamente a um trabalho por categoria por Secretaria de Educação, na etapa estadual, em data prevista no edital estadual. Eles serão avaliados por uma Comissão Julgadora Estadual, que será criada pela respectiva unidade regional do MPT.

Etapa nacional – Os trabalhos que conquistarem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional até 5 de setembro de 2025 e os trabalhos vencedores serão revelados até o dia 12 de outubro de 2025. A cerimônia de entrega dos prêmios poderá ser virtual, presencial em Brasília ou híbrida, em data a ser divulgada oportunamente.