Formação Steam: Professores da rede da Serra participam de formação presencial

A formação foi realizada pela professora Doutora em educação Lilian Bacich

Formação Steam: Professores da rede da Serra participam de formação presencial

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação Arcelor Mittal

Em termos de tecnologia, a Prefeitura da Serra tem acompanhado na velocidade da luz as mudanças tecnológicas. Os serviços ofertados para a população ganharam versões modernas para acompanhar o cenário que muda desde a virada do século. Hoje, a tecnologia dita quase todos os espaços: comunicação, transportes, serviços e mercado de trabalho.

Na Educação não seria diferente. No mês de junho a Sedu-Serra oficializou uma parceria com a ArcelorMittal para implantação do programa Liga STEAM, que chega para a comunidade escolar da rede de ensino da prefeitura.

O Liga Steam refere-se a uma abordagem metodológica baseada em projetos que contribuem para o desenvolvimento de forma inovadora e interdisciplinar, dentro das áreas (S Science, T Technology, E Engineering, A Arts e M Mathematics).

O intuito do projeto é disciplinar desde a base escolar a curiosidade de carreiras nas em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, através de métodos atrativos e práticos que conversem com as atuais exigências do mundo, que tem caminhado para uma realidade tecnológica e moderna.

Neste mês, seguindo a programação,  os profissionais que vão levar o Stem Girls para a sala de aula participaram de mais uma etapa do processo de capacitação com a professora Doutora em Educação Lilian Bacich.

Giovana Nascimento, Gerente de Programas de Apoio Pedagógico, falou sobre a etapa presencial da formação que vai levar tecnologia para o currículo da educação.

“Foi um encontro "mão na massa" onde tivemos a oportunidade de colocar em prática como trabalhar com as áreas STEAM a partir de uma situação problema que envolveu todos numa atividade lúdica que trouxe muito aprendizado", explicou.

Fabiana Negreli, secretária de Educação, esteve presente para abertura da formação e falou da Serra como projeto piloto para um programa tão importante que vai abranger todo o Brasil.

"É um privilégio para a Serra contar com a presença de Lilian Bacich nesse processo formativo em parceria da Tríade Educacional e a Fundação ArcelorMittal, em especial neste momento de retorno às aulas 100% presenciais após um expressivo tempo de distanciamento social. Sabemos que não somos mais os mesmos e nossas crianças e estudantes também não e por isso mesmo se faz urgente conhecer e discutir formas inovadoras que apoiem o processo de aprendizagem e tornem o ambiente escolar mais interativo, atrativo e com sentido para todos que nele interagem. O uso de metodologias ativas é uma porta para o que desejamos quando pensamos em uma educação inovadora".