Fórum de Segurança da Serra recebe Polícia Científica e fortalece integração entre forças
O encontro promoveu diálogos importantes para fortalecer a integração entre os órgãos de segurança atuantes na Serra

Texto: Jonathas Gomes e Amanda Drumond
- Foto: Samyr Dionizio
A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, fórum com representantes das diferentes forças de segurança, aconteceu na última quinta-feira (9) com uma novidade: a Polícia Científica do Estado do Espírito Santo é o mais novo órgão a integrar, como convidado, a lista de autoridades presentes.
Com a entrada como convidada da Polícia Científica, o fórum passa a contar com um reforço importante para ampliar a ações estratégicas de redução da criminalidade.
Para a vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, o encontro promoveu diálogos importantes para fortalecer a integração entre os órgãos de segurança atuantes na Serra.
“Estamos unindo cada vez mais forças para dar continuidade ao trabalho sério e articulado de segurança pública, sempre em favor dos moradores, trabalhadores e frequentadores da Serra. Ao longo do ano, colhemos resultados motivadores, que são frutos de ações estratégias baseadas em inteligência e em integração entre as forças participantes”, diz.
Os dados reforçam a eficiência do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança da Serra e do governo do Estado para combater a criminalidade e promover a cultura de paz e estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Sesp.
Operação apreende bebidas adulteradas
A Prefeitura da Serra realizou, na última quarta-feira (8), uma operação conjunta para fiscalizar a comercialização de bebidas no município. Ao todo, quatro distribuidoras e estabelecimentos comerciais da Serra foram fiscalizados, mais de 70 litros de bebidas alcoólicas descartados imediatamente, por apresentarem falta de lacre e rótulos ou adulteração no rótulo da embalagem.
Além disso, cinco garrafas bebidas com lacre adulterado serão encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Defesa do Consumidor (DECON), com solicitação de análise do líquido. É importante ressaltar que só há como determinar qualquer tipo de contaminação ou adulteração dos líquidos, após análise química.
O resultado da operação foi tema de discussão no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que avaliou os desdobramentos da fiscalização e destacou a importância da atuação conjunta dos órgãos para garantir a segurança e a saúde da população.
A fiscalização tem um papel fundamental na proteção da saúde pública, especialmente diante do risco representado por bebidas alcoólicas adulteradas. Entre os principais perigos está a presença de metanol, uma substância altamente tóxica que, quando ingerida, pode causar cegueira, danos neurológicos irreversíveis e até levar à morte.
“Essa operação é uma demonstração clara do nosso compromisso com a vida e com a segurança dos moradores da nossa cidade. A apreensão de mais de 200 garrafas de bebidas com indícios de adulteração acende demonstra que estamos atuando com firmeza para inibir um crime que coloca em risco a saúde das pessoas”, diz a vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno.
A operação teve o envolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas (DFOP), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Municipal de Direitos Humados (Sedir), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal da Serra), e da Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).