Roubos em transporte coletivo caem 62% na Serra
Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Bruno Leão
Entre janeiro e setembro de 2025, a Serra registrou redução percentual nos casos de roubo em transporte coletivo, com uma queda de 62%. A redução é resultado das ações integradas da Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes) com as forças de segurança estadual e federal.
A comparação é em relação ao mesmo período do ano passado. Uma das principais estratégias adotadas para a redução do índice é a Operação Coletivo Seguro, medida voltada a reforçar a segurança no transporte coletivo e garantir mais tranquilidade para quem depende dos ônibus diariamente. A ação ocorre em pontos estratégicos da cidade, definidos pela Sedes, a partir de dados estatísticos e análises sobre a criminalidade. A ideia é prevenir crimes, identificar suspeitos e evitar que o transporte público seja usado para ações ilegais.
A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destaca que a queda nos roubos em transporte coletivo reflete o compromisso da gestão com a segurança da população e o fortalecimento do trabalho conjunto entre os diversos entes de segurança pública.
“A redução dos roubos no transporte coletivo mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é segurança. Os dados são resultado de um trabalho planejado, baseado em inteligência e na união das forças de segurança. Nosso foco é garantir que a população possa se deslocar com segurança e tranquilidade, principalmente quem utiliza o transporte público diariamente”, diz.
A Operação Coletivo Seguro é coordenada pela Sedes, com a participação do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e outros órgãos.
Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e foram apresentados no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, fórum com representantes das diferentes forças de segurança, realizado na última quinta-feira (9).