Mulheres lideram na obtenção de crédito para empreendedores na Serra

Mulheres lideram na obtenção de crédito para empreendedores na Serra

Texto: Marcos Sacramento e Marcelo Pereira - Foto: Freepik

As mulheres são maioria entre os empreendedores que solicitaram empréstimos na Serra. No ano passado, 58,92% das operações de crédito foram destinadas ao público feminino. Isso representa 142 operações, do total das 241 realizadas em 2023. As empreendedoras captaram a quantia de R$ 2.390.200,00 no ano passado, enquanto os empréstimos solicitados por homens somam R$ 1.704.780,00.

Uma dessas mulheres foi Romilda Morozesky, que trabalha com venda de roupas femininas. A moradora de Porto Canoa solicitou um montante de R$ 21 mil em janeiro de 2023 para expandir seus negócios. “Fiz tudo com um planejamento anterior e meta de vendas. Deu muito certo. A linha de crédito disponibilizada pela Prefeitura da Serra é ótima porque auxilia o trabalho do empreendedor individual com taxas diferenciadas. Eu já consegui pagar o que solicitei e deu para expandir o negócio: além da venda das roupas, incluí também a venda de acessórios e bijuterias, e está dando muito certo”, descreve.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ricardo Pandolfi, comemora este protagonismo feminino no empreendedorismo da Serra. “Os números são motivo de orgulho e demonstram a força e a capacidade das mulheres em nossa cidade. O Nossocrédito, com mais de 58% dos empréstimos destinados ao público feminino em 2023, é um importante instrumento para impulsionar a autonomia e o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres."

Os empréstimos são concedidos por meio do programa Nossocrédito, parceria entre a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedec), com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Banestes. Em 2024, desde o início do ano, foram concedidos R$ 370.455,00 em crédito, com o total de 22 contratos efetivados.

Para ter acesso ao financiamento, basta fazer uma solicitação pelo endereço: https://linktr.ee/nossocreditoserra. Se preferir, entre em contato com o Agente de Crédito pelos números (27) 3252-7414, (27) 98182-1027 (tel ou Whatsapp) ou compareça ao Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), localizado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe.

É possível, também, obter informações para solicitar o crédito por meio do aplicativo Ciampe Serra Virtual, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos. Após instalar o aplicativo, basta clicar no banner do Nossocrédito e seguir as orientações disponíveis.

Existem, inclusive, linhas de crédito exclusivas para mulheres, chamada Nossocrédito Juntas. Entre os requisitos para ter acesso está a participação nos últimos seis meses em capacitações em empreendedorismo com pelo menos três horas de carga horária oferecidas por parceiros do programa Nossocrédito. É preciso, também, apresentar avalista e não ter restrição de crédito no Serasa e no SPC.

Para a diretora do Ciampe, Rosilane Gripa, o microcrédito orientado é um exemplo de política pública de inclusão produtiva, voltada para a autonomia financeira e o empreendedorismo feminino. “Essa estratégia não apenas incentiva mulheres a empreenderem, mas também as liberta da dependência de terceiros para sustentar a si e seus filhos. Assim, esse microcrédito atua na redução da vulnerabilidade, proporcionando às mulheres a chance de romper com relacionamentos abusivos e violentos”, destaca a diretora.