Operação Conjunta vai garantir a segurança na virada de ano da Serra

Operação envolve a GCM, DOT, Guarda-Vidas, Defesa Civil e outros

Operação Conjunta vai garantir a segurança na virada de ano da Serra


Texto: Andreia Soares - Foto: Leonardo Quarto/Secom-PMS

Uma mega operação envolvendo as forças de segurança da Serra vai garantir a tranquilidade de turistas, moradores e comerciantes neste final de semana de virada do ano. 

De sexta-feira (31) a domingo (02), a Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) estará nas ruas e balneários, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e Guarda-Vidas. 

Em toda a orla, a GCM estará de prontidão em pontos estratégicos, atuando com bicicletas, motocicletas, viaturas, com patrulhamento ostensivo, e a pé. Nas orlas das praias de Bicanga, Jacaraípe e Manguinhos haverá reforço do efetivo.

Os balneários da Serra contarão com ação intensificada dos guarda-vidas, que estarão espalhados nos locais de maior concentração de banhistas, orientando sobre os trechos seguros para o banho.

Os agentes de trânsito, que iniciaram uma operação no último dia 27, seguirão com ações de orientação, fiscalização e remoção, com suporte de guincho para casos de infrações. O DOT terá reforço do efetivo entre sexta (31) e domingo (02), nas orlas de Manguinhos, Praia de Carapebus e Bicanga.

Nesse período, o Departamento de Operações de Trânsito vai focar nas orientações sobre os riscos da mistura de bebida e direção, além das regras de estacionamento regular, como o respeito às vagas destinadas a idosos e deficientes físicos, entre outras. 

O serviço de videomonitoramento, também terá reforço para manter o Observatório de Segurança funcionando 24 horas por dia, como já acontece. 

Além disso, com o alerta de chuvas para a região metropolitana, a Defesa Civil Municipal montou um plano de contingência, que tem como parceiros a Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas) e o Corpo de Bombeiros. Em caso de intercorrência, o acionamento das equipes envolvidas acontece de forma imediata. 

Serviço

Operação Virada de Ano
Período: 31 de dezembro a 02 de janeiro
Local: Orla das Praias da Serra
Forças envolvidas: Guarda Civil Municipal, Departamento de Operações de Trânsito, Guarda-Vidas, Defesa Civil e Observatório de Segurança