Orientações para viajar com segurança no fim do ano

Departamento de Operações de Trânsito preparou dicas para que o condutor viaje com segurança, sem correr riscos de ser multado ou se envolver em acidentes

Orientações para viajar com segurança no fim do ano


Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Jansen Lube/SECOM-PMS

Com a chegada do verão e das comemorações de Natal e Ano Novo, é comum que muitas pessoas peguem a estrada rumo a municípios vizinhos ou mesmo para outros estados. 

Seja a viagem longa ou curta, o condutor tem a obrigação de obedecer as leis de trânsito, observar o estado de conservação do veículo e praticar a direção defensiva, a fim de garantir a própria segurança e a das outras pessoas ao longo do percurso. 

Seguem abaixo algumas orientações do Departamento de Operações de Trânsito para que o condutor viaje com segurança, sem correr riscos de ser multado ou se envolver em acidentes.

- Respeite sempre a sinalização de trânsito, em qualquer local e horário.

- Mantenha o veículo sempre em boas condições de funcionamento. Observe a condição dos freios, das luzes de sinalização e dos pneus, entre outros itens.

– Nunca dirija sob efeito de bebida alcoólica. A combinação de álcool e direção tem provocado graves acidentes, inclusive com vítimas fatais.  

– Dirigir cansado e com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Em viagens longas, faça pausas assim que o cansaço aparecer.

– Obedeça aos limites de velocidade. Reduza a velocidade em locais com grande concentração de pedestres.

– Não use o celular enquanto dirige. A distração provocada pelo aparelho pode causar sérios acidentes.  

– Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança, inclusive nos bancos traseiros.

– Crianças pequenas devem usar equipamentos de proteção adequados a cada faixa etária (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

- Durante a chuva, os cuidados com a direção devem ser redobrados. Diminua a velocidade, acenda os faróis e aumente a distância em relação ao veículo da frente.

- Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro até que ela acabe.

– Os ciclistas devem circular pela ciclovia. Quando ela não existir, pedale no sentido do trânsito, nunca na contramão.

– Os motoristas devem, obrigatoriamente, manter a distância de 1,5 metro do ciclista.