Serra reforça respeito aos povos indígenas e negros em palestra

A atividade refletiu sobre as contribuições históricas e culturais dos povos negros e indígenas

Serra reforça respeito aos povos indígenas e negros em palestra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Daniel Deamorim

Com o tema “Indígenas e Negros, histórias e culturas silenciadas”, servidores da Prefeitura da Serra participaram, na tarde desta terça-feira (11), de uma palestra voltada à reflexão sobre respeito, diversidade e consciência histórica.

A atividade foi conduzida pela professora Silvana Santus, doutora em História Social e Política, que abordou como o passado escravocrata brasileiro moldou desigualdades que ainda se refletem na vida das pessoas negras e indígenas. A palestrante também tratou do uso de termos e expressões ofensivas e da importância de repensar a linguagem e as atitudes cotidianas como forma de promover o respeito.

“Precisamos trazer à consciência das pessoas o que é necessário adequar para lidar umas com as outras de forma mais respeitosa. Cada dia é uma chance de ampliar o olhar e aprofundar o respeito”, afirmou a secretária interina de Política Públicas para as Mulheres e de Direitos Humanos e Cidadania, Rosana Fagundes. Ela ainda acrescentou que momentos como esse contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A palestra foi uma realização da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segeplan), por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).

Realizada no mês em que se celebra a Consciência Negra, a atividade reforça a importância de reconhecer as contribuições históricas e culturais dos povos negros e indígenas e de promover, todos os dias, atitudes que valorizem a igualdade e o respeito às diferenças.