Planalto Serrano recebeu ação de combate à dengue nesta sexta (16)

As equipes atuaram nos principais locais com foco do mosquito

Planalto Serrano recebeu ação de combate à dengue nesta sexta (16)


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), por meio da sua equipe de agentes da vigilância epidemiológica das arboviroses, realizou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. 

A ação aconteceu no bairro Planalto Serrano, das 8 às 16 horas. O objetivo foi atuar nos principais focos de dispersão do vetor, com base nos depósitos preferenciais identificados no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). 

Além disso, a ação se concetrou nos quarteirões com maior número de notificações de arboviroses. Para isso, a equipe atuou com mais de 100 profissionais, dentre eles veterinários, agentes de endemias e outros profissionais, além da equipe do PESMS (Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social), que realizou a panfletagem nas vias públicas do bairro. 

Tudo isto com suporte das unidades básicas de saúde de Planalto Serrano Bloco A e Planalto Serrano bloco B, além do CMEI Geralda Carvalho Patrocínio.

Junto com a ação de combate ao mosquito foram realizados outros serviços integrados à Vigilância Ambiental em Saúde. Durante a ação a equipe de campo atuou  realizando principalmente a vistoria de imóveis localizados nos quarteirões positivos, a cobertura de caixas d’água, o tratamento e eliminação de depósitos e a orientação dos munícipes. 

As equipes fizeram a aplicação de larvicida e/ou adulticida nos pontos estratégicos cadastrados, assim como nos imóveis identificados como de risco.

A equipe do fumacê realizou a aplicação espacial de inseticida no bairro durante o período da manhã. A equipe de tratamento de valas realizou o tratamento de todas as valas e charcos do bairro também durante a manhã.

Vale destacar que o bairro foi o primeiro do município a registrar um caso autóctone de Febre do Oropouche, o que reforça a importância da medida. A intervenção visa não apenas a eliminação de criadouros do mosquito, mas também a conscientização da população sobre os riscos das doenças transmitidas por ele, como dengue, zika e chikungunya.

Para terminar esta ação, segunda-feira, dia 16 de dezembro, ocorrerá Bloqueio de transmissão com nebulizador UBV costal, uma espécie de fumacê que não sai fumaça visível e transportada por um agente.