Serra 468 anos: município teve reconhecimento nacional por estratégias de vacinação
Novos Agentes de Combate às Endemias, reconhecimento nacional pela vacinação e expedição de licença sanitária on-line
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Edson Reis/Secom
Os últimos quatro anos foram desafiadores na área da saúde com a pandemia mundial de covid-19. Para o enfrentamento à doença, a Secretaria de Saúde da Serra desenvolveu estratégias de prevenção e combate e foi reconhecida nacionalmente por isso.
Confira as principais ações:
Reconhecimento nacional
Em 2021 a Vigilância Epidemiológica teve dedicação extra, em parceria com a Atenção Primária, no combate à Covid-19, seja pelo monitoramento contínuo dos casos, seja pelas ações de imunização.
Na Serra, foram aplicadas no total 1.205.385 doses da vacina monovalente (do ano de 2021 a 17/12/2023) e da bivalente (de 27/02/2023 a 17/12/2023), segundo Relatório Anual de Gestão de 2022.
Foram criadas ações estratégicas para ampliar a cobertura vacinal, desde então a Secretaria de Saúde da Serra abre pontos de vacinação que atendem com livre demanda aos finais de semana como o Shopping Montserrat e mutirões de serviço.
Inclusive, dentre 300 iniciativas, o município foi premiado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com o trabalho “Vacinação no shopping: uma experiência de sucesso”.
Além disso, como alternativa, foi criado ainda, o agendamento on-line da vacinação no site da Prefeitura da Serra. O município já bateu a meta de cobertura vacinal da BCG e da Hepatite B, por exemplo, que em setembro já se encontravam em mais de 118,54% e 114,23% respectivamente.
Combate às endemias
Já tiveram início as intervenções para ampliação do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) - antigo Centro de Controle de Zoonoses. Após o concurso público, já estão sendo convocados os novos Agentes Comunitários de Combate à Endemias (ACS).
Tratamento da esporotricose
Outra iniciativa do município é que a medicação antifúngica - a parte mais custosa do tratamento de gatos com esporotricose, que é fornecida pela própria Secretaria de Saúde.
Enfrentamento à sífilis
O município possui Plano Municipal de Enfrentamento à Sífilis Congênita e renovou agora em novembro seu Plano Municipal de Contingência das Arboviroses até 2025.
Houve redução dos casos de sífilis congênita - doença transmitida da mãe com sífilis para a criança durante a gestação. Até outubro de 2024, a redução na comparação com o mesmo período de 2023 era de 35%.
Foram realizadas estratégias como testagens rápidas de sífilis em pontos de grande circulação de pessoas e em mutirões como o Serra + Saúde e Serra + Cidadã. Foi intensificada a atualização de cadastros, principalmente de gestantes, em regiões como Nova Almeida e Jacaraípe.
Sala de situação
Tanto as arboviroses quanto a sífilis são tema de discussão em Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar estas doenças e evitar óbitos. Os técnicos se reúnem para avaliar a situação e traçar estratégias.
Ações emergenciais de saúde
Ao longo de quatro anos, entre as ações emergenciais de saúde, destacaram-se: iniciativas integradas realizadas pelos Agentes de Combate à Endemias em conjunto com Fiscalização Sanitária e Secretaria de Serviços, inclusive com mutirões; a mobilização nas escolas pela Sedu; a intensificação de boletins de vigilância e do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS); ampliação do horário de coleta de exames do laboratório; a abertura de pontos de hidratação nos finais de semana e feriados; médicos extras nas unidades e nas UPAs; reorganização da Atenção Primária com fluxos direcionados para atendimento de casos suspeitos.
Tecnologia
Durante a pandemia da Covid-19, a A Vigilância Sanitária (Visa) também desempenhou papel importante na fiscalização de estabelecimentos comerciais no sentido de contribuir com a redução da disseminação do coronavírus, além de manter as atividades peculiares do seu escopo.
O destaque no setor é a tecnologia. Qualquer solicitação à Vigilância Sanitária hoje é feita por meio digital. Há ainda facilidades no site da Prefeitura com a disponibilização de todas as informações relevantes ao empreendedor para a abertura de processo de alvará sanitário, dispensa sanitária, declaração de não objeção, e outros.
O alvará, a dispensa e a declaração são todos expedidos on-line também. Como canal direto entre a Visa e o cidadão, foi criado o whatsapp Visa ON e disponibilizado ainda o aplicativo Colab para receber denúncias.