Projeto da Terceira Via entre Serra e Vitória avança e vai impulsionar desenvolvimento da Serra
Todas as intervenções ocorrerão dentro dos limites territoriais da Serra.

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Divulgação/PMS
Com foco em mobilidade urbana e desenvolvimento regional, o projeto da Terceira Via entre Serra e Vitória já está finalizado, com empréstimo assinado pelo Novo Banco de Desenvolvimento (o Banco dos BRICS) e, em breve, será licitado. A expectativa é de que a ordem de serviço seja assinada até o início do ano que vem.
Iniciada nos últimos quatro anos, a iniciativa representa um avanço na integração entre os municípios e promete melhorar o dia a dia de quem vive ou trabalha na cidade.
Com investimento estimado em mais de R$ 240 milhões, a Terceira Via vai transformar a mobilidade urbana, encurtando o tempo de deslocamento e garantindo mais conforto e segurança para milhares de pessoas que enfrentam diariamente o trânsito da região.
O trajeto da Terceira Via terá início em Hélio Ferraz, contorna os bairros Manoel Plaza, São Geraldo, até Jardim Limoeiro, onde contorna a Avenida Norte Sul, passando por São Diogo, até Novo Horizonte. Todas as intervenções ocorrerão dentro dos limites territoriais da Serra.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca a importância da Terceira Via como um marco para o desenvolvimento urbano, econômico e social do município. “Estamos dando um passo histórico para a Serra. Queremos reduzir o tempo que o trabalhador leva para se deslocar e aumentar o tempo que ele pode passar com sua família. Isso é uma virada de chave para o desenvolvimento ordenado e sustentável do litoral da nossa cidade”, afirma.
Segundo a secretária de Obraz, Izabela Roriz, a nova via tem papel central na transformação urbana e na melhoria da mobilidade entre os municípios. A conclusão do projeto representa um marco para o município, defende.
“Essa grande obra vai transformar a forma como as pessoas se deslocam entre Serra e Vitória. É uma intervenção que promove mais eficiência no trânsito, melhora a segurança e impulsiona a valorização de áreas litorâneas. O investimento na mobilidade, com a Terceira Via, irá movimentar os setores imobiliário, de turismo e lazer, industrial, logístico, entre outros”, aponta.
Características do projeto
A extensão da Terceira Via é de 4,25 km. Serão três faixas de tráfego por sentido e ciclovia ao longo de sua extensão. Ela dará sequência ao binário de Jardim Limoeiro e irá interligar o corredor da Avenida Brasil em Novo Horizonte até as proximidades da divisa com o município de Vitória, no bairro Hélio Ferraz, contornando o Condomínio Rossi Arboretto, nas proximidades do Shopping Mestre Álvaro.
Impactos da obra:
A Terceira Via irá aliviar os pontos de estrangulamento viário entre Serra e Vitória: A nova ligação tem como finalidade principal mitigar os gargalos de tráfego que atualmente comprometem o fluxo de veículos nas principais rotas entre os dois municípios, como a Rodovia Norte Sul e a BR-101, especialmente nos horários de pico.
A obra também irá ampliar a fluidez e a segurança do tráfego, com ênfase na redução de acidentes: a modernização do sistema viário, com a construção de viadutos, elevados e um mergulhão, eliminará cruzamentos semafóricos críticos, proporcionando maior fluidez e reduzindo significativamente os riscos de colisões e acidentes.
A nova via irá promover a integração entre áreas industriais, logísticas e residenciais: o projeto conecta regiões com vocações econômicas distintas, aproximando zonas industriais e portuárias de áreas residenciais, facilitando o deslocamento da força de trabalho e otimizando rotas de abastecimento e escoamento de mercadorias.
A Terceira Via irá reduzir o tempo de deslocamento, beneficiando o transporte coletivo e individual: a via expressa oferecerá uma alternativa mais rápida para quem se desloca entre os municípios, sobretudo no transporte público, reduzindo o tempo de trajeto e os custos operacionais do sistema.
A obra irá estimular a valorização imobiliária e a requalificação urbana: a implantação da nova infraestrutura viária impactará diretamente na atratividade das áreas adjacentes ao traçado da obra. Regiões anteriormente com baixa acessibilidade tendem a se valorizar devido ao aumento da mobilidade, à melhoria dos acessos e à perspectiva de novos empreendimentos imobiliários. Isso cria um ambiente propício à requalificação urbana, com potencial para novos loteamentos, modernização de áreas degradadas, instalação de comércios e serviços, além de promover uma ocupação urbana mais ordenada e sustentável.
A nova via também irá atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico na região litorânea da Serra: a melhoria da infraestrutura logística na Serra Litorânea amplia a capacidade de atração de empresas, especialmente nos setores industrial, portuário e de serviços. A conectividade aprimorada com Vitória e com os corredores logísticos estratégicos aumenta a competitividade da região, estimulando a instalação de novos empreendimentos, centros de distribuição e polos empresariais. A obra, portanto, desempenha papel central na consolidação de um novo eixo de crescimento econômico sustentável, gerando emprego, renda e arrecadação para o município.