Projetos de creche da Serra serão apresentados na Mostra Nacional de Robótica
Práticas pedagógicas intregram robótica educacional, cultura maker e pensamento computacional

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nilda Vanette, em Valparaíso, conquistou vaga na etapa nacional da Mostra Nacional de Robótica 2025 (MNR 2025). Dois projetos da “Corte de Lovelace Kids” serão apresentados neste sábado (18), na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória. As práticas pedagógicas que integram robótica educacional, cultura maker e pensamento computacional à rotina da educação infantil.
A participação reconhece o trabalho desenvolvido pelas professoras Maria Auxiliadora Zorzal Caldoncelli e Renata Suzi Hastenreiter Rodrigues com crianças dos grupos 5 do turno vespertino. O "Corte Kids no Parque da Imaginação" explora pensamento computacional e robótica desplugada com o robô Blue-Bot, enquanto o "Corte Kids nas Asas da Leitura: Cada conto é uma aventura" transforma histórias em narrativas interativas usando robótica educacional.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, ressaltou que o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no CMEI é motivo de grande orgulho para toda a rede municipal. “Essa conquista reafirma o nosso compromisso com uma educação integral, criativa e inovadora, que valoriza a infância como tempo de descobertas, experiências e protagonismo. É uma alegria ver o trabalho das nossas equipes inspirando e sendo referência para outras redes”, destacou.
Para a diretora Simone Lopes Smiderle Alves, participar da mostra é um reconhecimento a toda a equipe da escola e também às crianças que adoram participar das atividades. “Os projetos mostram como é possível inserir tecnologia de forma lúdica e pedagógica desde os primeiros anos, promovendo o desenvolvimento de competências fundamentais”, destaca a diretora.
Ela ressalta ainda que os trabalhos estão alinhados às orientações federais que tratam a inserção da educação digital na educação básica.
O projeto Corte de Lovelace Kids é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo. O nome é uma homenagem à condessa Ada de Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo.