Serra assina adesão ao programa Agenda Mulher

O prefeito Sergio Vidigal destacou a necessidade de fortalecimento de políticas públicas para mulheres

Serra assina adesão ao programa Agenda Mulher

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Leonardo Quarto/Secom-PMS

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, assinou nesta terça-feira (2) a adesão da Prefeitura ao programa Agenda Mulher, do governo do Estado. Pioneiro no Espírito Santo, o município criou uma secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres justamente com o objetivo de fortalecer as oportunidades para este público.

Durante a solenidade, que contou com a participação da vice-governadora, Jacqueline Moraes, o prefeito Sergio Vidigal destacou a necessidade de fortalecimento de políticas públicas para mulheres. “O Brasil tem uma história triste de opressão da mulher. Temos que fortalecer as oportunidades para reabrir os caminhos paras as mulheres”.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Gracimeri Gaviorno, contou que neste mês várias agendas serão voltadas para as mulheres.

“É preciso entender a importância do olhar feminino nas decisões públicas. Então, vamos fazer uma agenda nesse sentido, além de abordar as questões do empreendedorismo, da saúde, principalmente da mulher trans, além do desenvolvimento através do esporte. É um diálogo intersetorial”, disse.

A vice-governadora Jacqueline Moraes ressaltou a importância do Programa Agenda Mulher, que busca garantir condições mais igualitárias para as mulheres na sociedade.

“Esse nosso trabalho visa a garantir que, além de reafirmar a posição da mulher como essencial para a sociedade em todos os seus âmbitos, que ela possa aprender e aplicar o que aprendeu sobre o empreendedorismo feminino como primeiro passo para que mais e mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas ao seu redor”, disse.

O programa Agenda Mulher tem o objetivo de empoderar e dar visibilidade às mulheres, por meio do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos que incluem qualificações diversificadas e até mesmo ferramentas emocionais, envolvendo diversas áreas do Governo do Estado e instituições parceiras. Durante o ano de 2020, foram desenvolvidos 22 projetos por meio do Agenda Mulher.