Serra + Cidadã levou inclusão e serviços a Novo Porto Canoa neste sábado (23)
A 13ª edição do maior mutirão de serviços do Estado teve como tema o Setembro Verde
Texto: Grazieli Esposti
- Foto: Dayana Souza
A 13ª edição do Serra + Cidadã foi pura vibração! A inclusão, tema do evento que aconteceu neste sábado (23) em Novo Porto Canoa, pôde ser vista e sentida de várias maneiras. Desde os estandes que ofereceram experiências inclusivas, para que o público pudesse se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência, até as apresentações culturais, que fizeram todos vibrar!
O espaço destinado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) ofereceu experiências interativas e imersivas. Nele, as pessoas puderam explorar jogos com óculos virtuais, visualizar cenários em realidade aumentada e conferir de perto a impressão 3D de objetos.
No estande também aconteceu uma oficina para criação de tinta com ingredientes naturais e projetos de robótica sustentável, promovendo a inclusão e o acesso à tecnologia e aos serviços públicos digitais, unindo criatividade e inovação em benefício da comunidade.
Espaço sensorial
Já a Secretaria de Educação (Sedu) levou um espaço sensorial que permitiu que os visitantes vivenciassem a realidade e as sensações de um autista e também de pessoas cegas ou com baixa visão.
Nele, as crianças encontram um espaço escuro, com som ambiente variado, cheiros fortes, trilha com alguns obstáculos e diversos objetos com texturas diferentes para tocar. E todo o percurso era feito com os olhos vendados.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação de grupos de dança e capoeira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra. As crianças e jovens deram um verdadeiro show, animando o público e arrancando sorrisos.
Inclusão e serviços
“Antigamente as pessoas com deficiência eram invisíveis, viviam no anonimato. Hoje, lutamos para que tenham cada vez mais autonomia e qualidade de vida. Passamos de 800 usuários atendidos pela Apae para 1300, por meio da parceria com a Prefeitura. E precisamos ir além. Sabemos que não é uma luta fácil. De cada 10 famílias que têm filhos com deficiência, em oito delas os pais abandonam as crianças e tudo fica por conta da mãe. O poder público precisa fazer sua parte”, destacou o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.
“O Serra + Cidadã é maior programa de prestação de serviços. Em um único dia e local levamos nossos serviços para perto da população. Hoje atendemos não só os moradores de Novo Porto Canoa, mas dos bairros vizinhos também”, comentou Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania.
A população que compareceu ao Serra + Cidadã também pôde emitir documentos; ser atendido por especialistas como pediatras, ginecologistas e oftalmologistas; vacinar os pets e atualizar os cartões de vacina; atualizar e fazer o cadastro do CadÚnico; realizar o cadastramento de cuidadoras de pessoas com deficiência e muito mais.