Aberto Edital de Seleção de Projetos Artísticos Culturais

O Edital publicado dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas devido ao impacto da pandemia da Covid-19 nos setores criativos da Cultura

Aberto Edital de Seleção de Projetos Artísticos Culturais

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Nesta quinta-feira (04), A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) publicou no Diário Oficial do Município da Serra, o Edital de Seleção de Projetos Artísticos Culturais das Múltiplas Linguagens Artísticas - Artes Integradas.

O Edital foi publicado de acordo com a Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 e a Lei Federal nº 14.150, de 12 de maio de 2021, bem como os Decretos Federais nº 10.464, de 17 de agosto de 2020 e 10.751, de 22 de julho de 2021; e os Decretos Municipais nº 6.944/2020 e nº 1.951/2021, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas devido ao impacto da pandemia da Covid-19 nos setores criativos da Cultura.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou um pouco sobre.

“Essa é uma oportunidade para quem ainda não foi contemplado na Lei Aldir Blanc, acessar parte dos recursos remanescentes e executar projetos culturais por nossa cidade. Estamos muito animados e na expectativa de ver as proposições poderão receber até 5 mil reais que serão pagos em dezembro. O valor do saldo remanescente é na casa dos 168 mil reais que contemplará mais de 30 projetos e intervenções culturais pela cidade”, afirmou.

Thiago ainda continuou que para acelerar e dar transparência ao processo, a Setur também está com Edital aberto de pareceristas. São cinco vagas com remuneração total de dois mil e quinhentos reais.

O edital conta com recursos na ordem total de R$ 168.029,02 (cento e setenta e oito mil, vinte e nove reais e dois centavos) oriundos do subsídio gerado pela Lei Federal n.º 14.017/2020, referente ao inciso III do art. 2º. Sendo que o teto do valor individual a ser pago para cada projeto é de até R$ 5.000.

Os valores serão distribuído para as seguintes categorias:

Categoria A: Apresentações artístico-culturais como performances de dança (popular ou contemporânea), monólogos teatrais, espetáculos e/ou intervenções nas linguagens de teatro, dança, circo e artes performáticas como esquetes, cenas curtas, contação de histórias, teatro de bonecos, números circenses, palhaçaria ou alguma outra performance circense, dentre outras modalidades de intervenções na mesma linguagem, para público infantil ou adulto, leitura, recitais poéticos, apresentações musicais, expressões populares e contemporâneas individuais, grafite, artesanato, cultura tradicional.

Categoria B: Formação técnico-cultural ou oficinas com a realização de atividade de qualificação e/ou aperfeiçoamento de técnicas relacionadas à área cultural, transmitida ao vivo ou com gravação de vídeo e disponibilização de link, com orientações e dicas sobre técnicas e experiências em pintura, escultura, desenho, gravura, grafite, artesanato, fotografia, cinema, literatura, dança, música, teatro, culinária tradicional. A atividade deverá ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 120 minutos e deverá, ainda, apresentar, no momento da inscrição, o conteúdo a ser abordado.

Categoria C: Livre com a inscrição de propostas em performances de outras áreas culturais presentes no município, palestras, diálogos culturais, bate-papos (ao vivo) sobre o trabalho do/a artista, exposições virtuais, etc.

As apresentações artístico-culturais como performances de dança (popular ou contemporânea), monólogos teatrais, espetáculos e/ou intervenções nas linguagens de teatro, dança, circo e artes performáticas como esquetes, cenas curtas, contação de histórias, teatro de bonecos, números circenses, palhaçaria ou alguma outra performance circense; dentre outras modalidades de intervenções na mesma linguagem, para público infantil ou adulto; leitura, recitais poéticos; apresentação.

O período de inscrição online acontece do dia 5 de novembro ao dia 22 de novembro de 2021, através do Mapa Cultural do ES: https://mapa.cultura.es.gov.br/.