1ª Jornada Sustentável da Serra é sucesso de público

Foram dois dias de programação, com várias atividades, entre elas o 1º Ecobike da Serra

1ª Jornada Sustentável da Serra é sucesso de público

Texto e foto: Márcio Scheppa

Estudantes de diversas escolas da Serra e também de municípios vizinhos participaram nesta segunda-feira (21), da 1ª Jornada Sustentável, no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

Realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o evento teve início no domingo (20). Além da programação no Parque da Cidade contou com o passeio ecológico 1º Ecobike da Serra, que teve como trajeto o percurso entre a praça Encontro das Águas e a Lagoa Juara, na região de Jacaraípe.

No Parque da Cidade, as crianças se divertiram e aprenderam sobre a importância do meio ambiente. A programação contou com roda de capoeira, aula de zumba, visita ao bromeliário, oficinas de artesanato com material reutilizável, plantio de mudas, distribuição de sementes, sessões no planetário móvel, contação de história, teatro, dança, além de exposição de fotos, mosaicos e animais taxidermizados.

A secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho, falou sobre a importância da ação para um público atento. “Que vocês não percam os ensinamentos adquiridos aqui. Que possam compartilhar isso com seus pais, familiares, amigos e vizinhos. Nós confiamos em vocês nesta importante missão, que é a de cuidar e preservar os recursos naturais, mediante práticas sustentáveis”, ensinou.

Agentes Ambientais Mirins

Um dos pontos altos do segundo e último dia da Jornada Sustentável foi a solenidade de formatura dos Agentes Ambientais Mirins. As duas primeiras turmas do projeto são de crianças e adolescentes dos bairros Cidade Continental (Setor Ásia) e São Patrício.

“Estou muito orgulhosa de minha filha, minha sobrinha e das demais crianças vizinhas que estão recebendo o certificado hoje. A formação foi excelente e tenho certeza que eles vão colocar em prática todo este aprendizado”, disse Sandra Anjos Nunes, moradora do bairro São Patrício, que foi homenageada como madrinha da turma.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Francine Miranda Moro, agradeceu a participação de todos. “Obrigada às lideranças comunitárias, familiares, palestrantes e todos da Semma envolvidos na formação dos Agentes Ambientais Mirins. A próxima turma será em Novo Horizonte”, adiantou.

Plantio de mudas

As crianças participaram ainda do plantio de 70 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que foram produzidas no próprio Parque da Cidade. Houve também a distribuição de sementes para os estudantes das escolas visitantes.

“Posteriormente, quando as mudas estiverem prontas, a Semma realizará ações de plantio nas escolas e em áreas adequadas na comunidade. A iniciativa contempla o eixo relacionado à arborização urbana, dentro do programa Plantar Serra”, esclareceu a secretária Andreia.

Matérias relacionadas:

- Conscientização ambiental é foco de Jornada Sustentável da Serra