Condomínios residenciais da Serra aderem ao De Olho no Óleo
O projeto já conta com a adesão de 75 bairros e 4.060 famílias cadastradas

Texto: Márcio Scheppa
- Foto: Divulgação/PMS
Lançado em 2014, o projeto De Olho no Óleo, da Prefeitura da Serra, já conta com a adesão de 75 bairros, distribuídos em todas as regiões do município. A partir deste mês de junho, alguns condomínios residenciais já aderiram ao projeto e receberam os recipientes (bombonas) para coleta do óleo vegetal usado e o material educativo.
Os síndicos interessados em participar do Projeto podem obter mais informações pelo telefone (27) 3291-2401 ou pelo endereço dea.semma@serra.es.gov.br
O De Olho no Óleo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e conta com a parceria das associações de moradores. Para incentivar a participação dos cidadãos serranos, a Prefeitura realiza palestras sobre o tema nas escolas municipais, distribui os kits para armazenamento do óleo vegetal usado e ainda realiza oficinas, onde os interessados aprendem a fabricar o sabão ecológico com o resíduo recolhido.
Somente este ano, já foram realizadas 11 oficinas de sabão e, até o início de julho, mais 10 oficinas serão realizadas para o reaproveitamento do resíduo do óleo.
Projeto premiado
No final de 2015, o De Olho no Óleo conquistou o 2º lugar no Prêmio Atitude Sustentável e o 3º lugar no Prêmio Ecologia.
“É preciso salientar que uma quantidade pequena de óleo jogada diretamente na pia ou outro local indevido já pode ser suficiente para contaminar uma grande quantidade de água. O processo de tratamento da água, para que ela chegue limpa em nossas casas, é muito caro, principalmente em tempos de crise hídrica. Daí a importância de todos contribuírem. São atitudes simples do cotidiano, mas que fazem a diferença”, convida a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.
Benefícios
A coleta do óleo vegetal domiciliar protege os recursos hídricos, contribuindo para a melhoria dos córregos, rios, lagoas e praias do Município da Serra. Além de ajudar a evitar problemas no sistema de esgoto, gera renda e reduz os impactos ambientais.
O descarte pela pia, vaso sanitário ou ralo compromete o abastecimento de água e a vida aquática. O óleo também não deve ser jogado no solo, pois causa mau cheiro e atrai insetos, além de poder atingir o lençol freático.
Números:
-Adesão de 75 bairros, distribuídos em todas as regiões do município;
-Total de 4.060 famílias cadastradas;
-Total de 6.272 litros de óleo recolhidos, em 2014 e 2015.