Dia da Indústria é comemorado na Serra

Dia da Indústria é comemorado na Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Gabriel Lordello

Comemorado nesta quinta-feira (25), o Dia da Indústria é motivo de alegria pela Prefeitura da Serra, que vai receber nos próximos anos investimentos de indústria química, fábrica de chocolate e sorvetes entre outros setores.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Menegueli, em um momento de crise, em que o município enfrenta redução na arrecadação de impostos e a falta de repasses de recursos, há um conjunto de medidas sendo feitos para otimizar e ampliar os investimentos e atrair novos negócios.

Um exemplo disso é o encontro bimestral do Conselho Gestor de Desenvolvimento Municipal (Cogede), constituído pelo prefeito Audifax Barcelos, secretários municipais e o setor produtivo, representado por indústria, comércio e serviços.

Menegueli explica que a prefeitura tem se aproximado das entidades privadas para debater o futuro de uma cidade mais sustentável e economicamente forte.

“A secretaria está engajada em criar indicadores municipais de performance de trabalho, para deixar disponíveis para os empresários. Além disso, ela vai adotar o sistema de alvará online, que vai permitir que o andamento do processo para aprovação e licenciamento de obras em todo o município possa ser feito diretamente de casa ou do escritório.  Fortalecer a cidade, gerar emprego e renda é uma soma de esforços público-privados”, finalizou.

Dados: sinais de retomada

A produção industrial  já começou a dar sinais de retomada em função da recuperação da economia. No primeiro trimestre, houve um crescimento de 0,6% no setor, quebrando quatro anos de resultados negativos – a última vez que a produção industrial havia sido positiva em um primeiro trimestre foi em 2013, quando cresceu 2,1%.

Depois do descrédito, a confiança da indústria na economia disparou. O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) bateu em 53,1 pontos em abril, uma melhora de 44,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o indicador estava em 36,8 pontos.