Escolas reinventam cardápios para crianças com restrição alimentar

Escolas e creches da Serra incentivem alimentação saudável

Escolas reinventam cardápios para crianças com restrição alimentar

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jansen Lube

A criatividade e a experiência correm soltas na hora de preparar os cardápios das escolas e creches na Serra, principalmente, para aqueles que possuem restrições e alergias alimentares. Nesta sexta-feira, 31 de março, comemora-se o dia nacional da Saúde e Nutrição. E a Prefeitura da Serra convida a todos para refletirem sobre a boa alimentação.

De acordo com a Gerente de Alimentação Escolar da Serra, Maria da Conceição Castro de Martins Barros, a equipe de Educação da Serra possui o cuidado de elaborar cardápios balanceados para seus alunos. “Os cardápios são feitos de forma a oferecer o aporte nutricional necessário para as crianças. Além disso, há incentivo nas escolas ao hábito de uma alimentação saudável”.

Maria da Conceição lembra que é enviado mensalmente um cardápio padronizado elaborado pela nutricionista da Sedu a todas as unidades de ensino da Serra. “Não é oferecido nas unidades educacionais alimentos com alto teor de sódio, açúcares, corantes e lipídios”, ressaltou.

A nutricionista Kelly Reis do Nascimento também conta que sempre procura fazer pratos coloridos para atrair a criançada.

Cuidados especiais

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra o seu banco de dados conta com 328 laudos de alunos com necessidades especiais na hora de se alimentar. E as principais restrições e alergias são por intolerância à lactose, alergia a glúten, corante e conservantes.

A Secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas, afirma que há uma preocupação da Sedu em cuidar para que as crianças recebam sempre alimentação correta, de acordo com as suas necessidades.

E orienta para que os pais e responsáveis pelos alunos com restrições e alergias alimentares procure a direção da escola para fazer a entrega de laudo médico, e assim, seja providenciada a adequação na merenda escolar da criança.

A diretora da Creche Mônica, em Serra Sede, Josiane Nunes, conta que na sua unidade há sete crianças com intolerância à lactose e alergia a corantes. “Para esses alunos os alimentos são diferenciados, e há orientação para professores e merendeiras evitarem que colegas ofereçam alimentos impróprios a eles”.

A pequena Mikaela Moreira da Conceição, de 4 anos, conta que não se importa em ter que comer alguns produtos diferentes dos amiguinhos. “Gosto de tudo!”, revelou sorridente.

Dicas de saúde

O que é alimentação balanceada:  A alimentação balanceada é aquela que contém todos os nutrientes essenciais, ou seja, que o organismo não produz, necessários para a manutenção das funções dos tecidos e órgãos e do crescimento e desenvolvimento normais, nos casos de crianças e adolescentes.

Benefícios: A alimentação correta deve fazer parte da nossa rotina porque pode auxiliar na manutenção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças. Uma boa alimentação ajuda na prevenção de doenças e ajuda no bom funcionamento de nosso organismo, é necessário nos alimentarmos de forma equilibrada e rica em alimentos variados que contenham proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e minerais ingeridos de forma balanceada, ou seja, em quantidades suficientes. Além de contribuir para o bom desenvolvimento físico e mental.

Alerta: A má alimentação, aliada a fatores como falta de atividade física, reflete no funcionamento do organismo e prejudica a saúde influencia até mesmo no desenvolvimento cognitivo da criança. Além disso, a má alimentação também traz danos à saúde física e psicológica, contribuindo para o surgimento de doenças e distúrbios alimentares.

Produtos Especiais que são ofertados nas Unidades de Ensino:

- Leite de Soja em Pó
- Mistura para Bolo Diet
- Mistura para Bolo sem Glúten e sem Lactose
- Leite de Arroz em Pó
- Pó para Bebida à Base de Soja (Shake)
- Leite em Pó Desnatado
- Leite Zero Lactose
- Requeijão Zero Lactose

Além dos alimentos especiais são ofertados produtos da agricultura familiar, entre os quais estão os alimentos orgânicos.