Projeto Êxodos visita a Emef Jardim Bela Vista

Projeto Êxodos visita a Emef Jardim Bela Vista

Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação/PMS

Durante esta semana, até a próxima sexta-feira (10), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Bela Vista está recebendo a exposição Êxodos, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado, que retrata populações itinerantes do Brasil e do mundo. Esta é a quinta de um total de 14 unidades de ensino do município da Serra que estão sendo contempladas pelo Projeto Educacional Êxodos, que começou a ser desenvolvido em maio e segue até setembro.

O objetivo é contribuir para que professores e alunos descubram nas fotos de Sebastião Salgado pressupostos filosóficos, artísticos, histórico-sociais, econômicos e culturais nos diversos modos das populações viverem ou deslocarem de um lugar a outro, a busca de melhor equidade social e melhor qualidade de vida. O projeto Êxodos é resultado de uma parceria da Prefeitura da Serra com o Instituto Terra e a ArcelorMittal.

Formação

Em maio deste ano, a Secretaria de Educação (Sedu) da Prefeitura da Serra realizou o curso de formação dos professores multiplicadores para o Projeto Êxodos.  “O papel formador da escola é incentivar a aquisição do conhecimento por diferentes dispositivos. O foco do projeto é incentivar os alunos a lerem imagens, a partir da exposição de parte do acervo fotográfico do artista”, explica a secretária Vera Castiglioni.

A exposição foi dividida em dois tempos. O primeiro foi a formação orientada para dois professores de cada escola. O objetivo da formação foi a sensibilização para a obra de Sebastião Salgado.

Em seguida, o professor realiza debates com os alunos, em visita guiada à exposição, visando à construção de novos objetos de arte a partir do que foi visto. O monitor e os professores conduzem os alunos e demais membros da comunidade escolar ao circuito de visitas guiadas a cada obra, o que é organizado dentro da própria unidade escolar.

Os alunos transitam na exposição, conhecendo os modos em que foram produzidas as imagens e um pouco do histórico social do contexto fotográfico. O projeto Êxodos será desenvolvido nas escolas da rede municipal da Serra até setembro.