CMJ de Planalto Serrano realiza visita aos monumentos históricos da cidade
40 jovens visitam São João Batista de Carapina e São José de Queimado
Texto: Mariana Santos
- Foto: Filipe Oliveira
Animados, 40 jovens atendidos no Centro Municipal da Juventude (CMJ) chegaram curiosos para conhecerem dois monumentos históricos da Serra: a Igreja São João Batista de Carapina e São José de Queimado. A visita ocorreu na tarde desta quinta-feira (24), em uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).
O Sítio Histórico de São João de Carapina, um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes do município, tem 440 anos e integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. A igreja foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, como Patrimônio Histórico Estadual, em 1984.
A igreja guarda uma rica história com passagens do Padre José de Anchieta, único santo que viveu em terras capixabas. Foi na Igreja de São João de Carapina que o Padre realizou seu primeiro milagre.
O espaço foi totalmente revitalizado e entregue à comunidade no final de setembro. Conta com novo espaço para lazer e turismo, com pista de caminhada, guarita, portão de entrada, estacionamento, um píer de madeira com pergolado, iluminação em LED, bancos, drenagem e pavimentação.
Segundo Rani Vieira, uma das responsáveis do CMJ no passeio, comentou sobre a importância desta visita. “Eu acho muito importante porque muitas vezes os jovens não conhecem esse espaço. Além de fortalecer a fé, é um ambiente que faz a união com as pessoas e se torna algo atrativo. O mais importante é que eles vêm, depois convidam os pais e familiares para realizar uma visita aqui também”, disse ela.
Outro espaço visitado foi o Sítio Histórico e Arqueológico de São José de Queimado, que também foi revitalizado. O local foi palco da maior revolta de escravizados do Espírito Santo, iniciada na inauguração da igreja em 19 de março de 1849.
O sítio tem as ruínas de um templo católico e um cemitério. Após o restauro, a construção apresenta a estrutura do que foi a igreja no passado. Ela também conta com um mirante no segundo pavimento.
Os jovens puderam conhecer a história dos locais e aproveitarem a tarde adquirindo conhecimento, além de se divertirem nos espaços e registrando diversos momentos nos mais lindos cantos dos monumentos.