CMJ leva jovens para conhecer sítios históricos do município

Eles vão visitar a Igreja São João Batista de Carapina e São José de Queimado no dia 23 de outubro

CMJ leva jovens para conhecer sítios históricos do município


Texto: Anete Lacerda - Foto: Dayana Souza

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) levará na quarta-feira (23) os usuários do Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Planalto Serrano a uma visita à Igreja São João Batista de Carapina e São José de Queimado, dois importantes monumentos históricos da Serra.

O objetivo é proporcionar aos usuários do serviço a oportunidade de percorrer parte do circuito religioso do município e o conhecimento de parte importante da história local, esclarece Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania.

O Sítio Histórico de São João de Carapina, um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes do município, tem 440 anos e integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. A igreja foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, como Patrimônio Histórico Estadual, em 1984.

A igreja guarda uma rica história com passagens do Padre José de Anchieta, único santo que viveu em terras capixabas. Foi na Igreja de São João de Carapina que o Padre realizou seu primeiro milagre.

O espaço foi totalmente revitalizado e entregue à comunidade no final de setembro. Conta com novo espaço para lazer e turismo, com pista de caminhada, guarita, portão de entrada, estacionamento, um píer de madeira com pergolado, iluminação em LED, bancos, drenagem e pavimentação.

Outro espaço que será visitado pelos participantes das atividades do Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano é o Sítio Histórico e Arqueológico de São Jose de Queimado, que também foi revitalizado. O local foi palco da maior revolta de escravizados do Espírito Santo, iniciada na inauguração da igreja em 19 de março de 1849.

O sítio tem as ruínas de um templo católico e um cemitério. Após o restauro, a construção apresenta a estrutura do que foi a igreja no passado. Ela também conta com um mirante no segundo pavimento.

João Pedro Marchesi Romanha, coordenador dos CMJs, fala da importância desses passeios guiados.

“Essas visitas aos sítios históricos reforçam o caminho de reconhecimento que estamos nos propondo a trilhar juntos nas nossas atividades. A partir do momento em que o jovem vem para o CMJ e se reconhece, conhece também a história e se sente pertencente ao município. É autoreconhecimento”, enfatiza.

Lilian Mota também fala da importância da visita a esses sítios históricos. “É importante que nossas crianças e adolescentes conheçam esses espaços e se orgulhem de cada um deles. Criem o senso de pertencimento de locais de fundamental importância não apenas para a Serra e o Espírito Santo, mas para todo o Brasil. São espaços centenários, de importância histórica, religiosa e cultural, que foram restaurados e devolvidos à comunidade. E esses jovens terão um novo olhar sobre a nossa história após esses passeios”, destaca Lilian.

Serviço

Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado

Visitação: somente por agendamento, pelo número (27) 3251-6822 (atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h)

Endereço: distrito de Queimado, região rural a 16 km de Serra Sede.