Estudantes da Emef Iolanda Schneider colocam a mão na massa em oficinas sobre panela de barro

Iniciativa tem como objetivo valorizar as raízes culturais e o patrimônio imaterial capixaba

Estudantes da Emef Iolanda Schneider colocam a mão na massa em oficinas sobre panela de barro


Texto: Elton Lyrio - Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iolanda Schneider, em Porto Canoa, na Serra, estão aprendendo sobre um patrimônio imaterial do Espírito Santo: a confecção de panelas de barro. Eles participam de oficinas onde têm a oportunidade de moldar a argila com as próprias mãos, assim como fazem as tradicionais paneleiras. A atividade faz parte de um projeto interdisciplinar fruto de uma parceria entre a escola e acadêmicos de psicologia de uma faculdade particular. Os 5ºs anos já participaram da vivência e, na próxima quarta-feira (21), será a vez dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental.

O momento começa com uma palestra sobre as paneleiras, destacando o papel dessas mulheres como guardiãs de um saber transmitido de geração em geração. A intenção é provocar nas crianças um olhar mais sensível e orgulhoso sobre suas raízes, reforçando a importância do patrimônio imaterial como ferramenta de construção da cidadania.

De acordo com a diretora da unidade, Cynthia Segundo, a vivência prática com a argila encantou os pequenos participantes, que puderam compreender na prática os detalhes do ofício artesanal. “Esse é um trabalho conjunto que gera conhecimento, consciência e valorização das nossas raízes culturais, reforçando o respeito pelo trabalho manual e pelos saberes transmitidos entre as gerações”, destaca.