Projetos Cidadania são elogiados por escolas e comunidades

Os projetos Cidadania nas Escolas e Cidadania nas Comunidades têm a importância reconhecida.

Projetos Cidadania são elogiados por escolas e comunidades


Texto: Anete Lacerda - Foto: Sedir

Os projetos Cidadania nas Escolas e Cidadania nas Comunidades, idealizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidania (Sedir) em fevereiro de 2023, conquistou o respeito da comunidade. Luciana Silva Barbosa, diretora da EMEF São Diogo, diz que a escola, por reconhecer a importância da abordagem de temas que afetam diretamente o bem-estar emocional dos alunos, solicitou à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania que organizasse uma palestra voltada ao enfrentamento do bullying.

“Esse tema tem gerado situações de constrangimento, depressão e outras emoções negativas entre nossos estudantes, sendo, portanto, imprescindível para o ambiente escolar. Os alunos participaram ativamente”, explica. Outra que avalia positivamente a existência dos projetos é Elisa Cardoso Cirilo, psicóloga da Rede Apoie, ação psicossocial de orientação escolar do Governo do Estado. Ela diz que o projeto é muito relevante e auxilia dentro e fora das escola, junto às famílias, a partir de grandes articulações  com a rede e auxilia a aproximação da escola com a rede de serviços.

Alyne Maria dos Santos, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Adolescentes em Ação da Rede de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente (Rede Aica), enfatiza que a contribuição na execução das atividades desenvolvidas nos grupos de adolescentes é muito positiva. “Por meio das rodas de conversa foi possível trocas de saberes entre os colaboradores da Rede Aica e os profissionais que mediaram as rodas de conversa”, esclarece.

Suliana dos Santos Ferreira - Assistente Social na Rede Apoie, é outra que elogia o Projeto Cidadania nas Escolas. “Ele é uma importante ferramenta pedagógica para que os estudantes e comunidade escolar compreendam sobre os direitos, equipamentos públicos e serviços que o município oferta”, ressalta.

Vanessa Carla Lucas, coordenadora pedagógica da EMEF Campinho, manifesta o desejo de que esse trabalho continue em função dos resultados que apresentou. "Trabalhamos aqui com os pais da educação especial, que receberam informações sobre o cartão de prioridade. Foi um momento muito rico e de interação com as famílias. Até para nós da escola foram trazidas informações que não sabíamos. O retorno dado pelos pais foi muito bom".