Secretaria da Fazenda apresenta resultados de demandas a contadores e empresários

A reunião do GTFAZ-M Serra aconteceu nesta sexta-feira (21)

Texto: Anete Lacerda - Foto: Samuel Chahoud

O Grupo de Trabalho (GTFAZ-M Serra) coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefa) e composto por representantes da Associação de Empresários da Serra (Ases), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), se reuniu na manhã desta sexta-feira (21) para apresentar resultado das demandas apresentadas por contadores e empresários em reuniões anteriores.

Entre outras demandas, foram atendidos pedidos para que os processos fossem protocolados de forma digital; agilização da alteração do quadro de sócios; instituição de documento oficial para os contribuintes dispensados de alvará exigidos em licitação; e tornar o portal mais dinâmico e cada vez mais compreensível.

Henrique Valentim, secretário da Fazenda, destaca que a forma de alcançar resultados tão satisfatórios foi colocar os segmentos na mesa e ouvir as sugestões de cada um, atuando a partir daí para a solução dos problemas apontados.

“Nosso trabalho está concentrado no foco operacional, sem divagações. Por isso estamos resolvendo os problemas e avançando cada dia mais”, explica.

Outro assunto debatido na reunião do GTFAZ-M Serra foi o Programa Municipal de Autorregularização Tributária (Promat-Serra). Esse programa oferece aos contribuintes a possibilidade de regularizar pendências fiscais junto ao município, sem a aplicação de penalidade. O objetivo é promover transparência e confiança no sistema tributário da Prefeitura da Serra.

“Estamos investindo na mudança do paradigma fiscalizatório e orientando os empresários para que saiamos das ações punitivas para as educativas”, esclarece Henrique Valentim.

Aline Zanoni, gerente de Relações Institucionais do Sebrae Espírito Santo, exaltou os resultados apresentados pelo GTFAZ-M Serra.

Ela diz que para o Sebrae é muito gratificante ver um resultado totalmente aderente ao programa do Sebrae Cidade Empreendedora, que é uma evolução na capacidade de estimular o empreendedor do município. Hoje a Serra tem a nota 9.8.

“Esse programa vem contribuindo para facilitar a abertura de novos negócios e a permanência de empresas nos municípios. Parabéns à Prefeitura da Serra”, elogia.

Carla Tasso, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade, frisa que o CRC está gostando muito do trabalho que o GTFAZ-M Serra vem desenvolvendo na Serra.

Carla pontua que foi uma iniciativa da Secretaria da Fazenda que promoveu um grande avanço das demandas que foram trazidas de todo o empresariado e contadores.

“De todas as demandas apresentadas, o que dependia do GT foi concluído. E vai ficar ainda melhor agora com o Programa de Autorregularização”, conclui.