Alunos da Emef São Diogo abordam consciência negra por meio do congo
Professora Valeska Matias organizou encontro com escritora, oficina de confecção de casacas e roda de congo
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
Os alunos da professora Valeska Matias, da Emef São Diogo, em São Diogo II, tiveram uma manhã de terça (19) com muita música, literatura, cultura popular e conscientização sobre igualdade racial e combate ao racismo.
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta (20), a professora convidou a escritora Rafaela Camargo, autora do livro “A Viagem de Alika”, para uma contação de histórias. Assim como a protagonista da história, a garotada ficou por dentro de como é lindo (e também diferente) o congo tocado na Serra e em Cariacica.
A turma ainda participou de uma oficina de pintura de casacas. A professora Valeska confeccionou os chaveiros e as crianças pintaram e cada uma levou seu chaveiro para casa.
E tudo terminou com uma grande roda de congo, com a turma mandando ver na casaca!
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e será considerado feriado nacional pela primeira vez em 2024, após ser instituído oficialmente pelo presidente Lula em 2023.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.