Escolas da Serra celebram o Dia da Consciência Negra
Mostras culturais, música, dança e bate-papo sobre literatura exaltam a cultura afro na rede municipal de ensino
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
O Dia Nacional da Consciência Negra, feriado nacional celebrado na próxima quarta-feira (20), mobiliza programação especial nas escolas da rede municipal da Serra.
As unidades de ensino fazem referência à riqueza da cultura afro e sua contribuição no Brasil e também levantam questão de combate à desigualdade racial e respeito às diferenças.
Na Emef Jardim Bela Vista, em Jardim Bela Vista, os alunos irão fazer apresentação cultural de dança, música e reflexões sobre o que desenvolveram na sala de aula sobre combate ao racismo e sociedade igualitária. Será nesta terça (19), a partir das 8h15, na quadra de esportes ao lado da escola.
No CMEI Vantuil Raimundo Bessa, em Jacaraípe, nesta terça (19), às 8h, a direção promove com a garotada o 1º Festival de Danças Populares. Os pequenos irão apresentar uma série de coreografias inspiradas nas expressões culturais do Brasil e que têm um DNA negro. Congo, maracatu, frevo, bumba meu boi, capoeira, maculelê, ciranda e o coco dão o tom do espetáculo, que teve adereços e instrumentos musicais dessas manifestações construídos pelas crianças.
O congo também vai estar presente na programação da Emef São Diogo, em São Diogo II, nesta terça (19), também a partir das 8h. A professora de Artes da unidade, Valeska Matias, convidou a escritora e professora Rafaela Camargo para apresentar o seu novo lançamento, o livro “A Viagem de Alika”, com ilustrações do artista gráfico Gió.
Nele, a protagonista, a esperta e curiosa Alika, vai conhecer as riquezas da cultura popular serrana e perceber diferenças e semelhanças entre as bandas da cidade e as da região de Roda d’Água em Cariacica.
“Além da autora apresentar a sua obra numa roda de conversa e de contação de histórias, as crianças vão interagir com o tema principal do livro: o congo. Elas vão tocar o ritmo e serão presenteadas com chaveiros em formato de minicasacas, todos confeccionados por mim”, informa.
Africanizando a escola
Na Emef Serrana, em São Judas Tadeu, região de Serra Sede, um grande projeto de consciência e igualdade racial mobiliza alunos do turno matutino do 5º ao 9º ano durante todo o ano.
É o “Africanizando a Emef Serrana”, que reúne a colaboração de professores de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglês e Educação Física.
“As ações estão voltadas para discutir o racismo institucional, construir uma representatividade positiva da população negra e resgatar saberes africanos”, sintetiza a professora Erika Milena.
Ela detalha que os estudantes, nas disciplinas, passam a valorizar a cultura afro por meio do estudo de biografias de personalidades negras e seus feitos, declamação de poesia, produção de textos em cordel, elaboração de máscaras africanas feitas de argila e visitas a locais de referência na história da população negra na Serra como o centro histórico de Queimado.
Os trabalhos dos alunos serão apresentados numa grande feira cultural, a partir das 8h, do próximo sábado (23), na quadra do colégio.
Coordenação de Estudos Étnico Raciais (CEER)
Durante todo o ano letivo, a Coordenação de Estudos Étnico Raciais (CEER), da Secretaria de Educação da Serra, acompanha e orienta as atividades pedagógicas relacionadas à promoção e estudo da cultura negra e indígena na rede municipal de escolas da cidade.
Segundo o último censo escolar, 60% dos estudantes da Serra se autodeclaram pretos e pardos. Além disso, a Serra segue a Lei Federal 10639/2003, que trata da obrigatoriedade de currículos da "História e Cultura Afro-brasileira" como tema das disciplinas em sala de aula.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e será considerado feriado nacional pela primeira vez em 2024, após ser instituído oficialmente pelo presidente Lula em 2023.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
Serviço:
Dia da Consciência Negra nas escolas da Serra
- CMEI Vantuil Raimundo Bessa, rua Eldorado, s/n, Jacaraípe.
Atração: 1º Festival de Danças Populares.
Quando: nesta terça (19), às 8h.
- Emef Jardim Bela Vista, rua Doze, 1, Jardim Bela Vista
Atração: atração cultural e apresentação dos trabalhos escolares sobre consciência negra.
Quando: nesta terça (19), às 8h15.
- Emef São Diogo, rua Olavo Bilac, s/n, São Diogo II.
Atração: contação de histórias com a escritora Rafaela Camargo, autora do livro “A Viagem de Alika” e performance com congo.
Quando: nesta terça (19), às 8h.
- Emef Serrana, rua Deoclaciano Pereira de Aguiar, 48, São Judas Tadeu, Serra Sede.
Atração: projeto Africanizando a Emef Serrana com apresentação dos trabalhos e performances culturais dos alunos do 5º ao 9º ano do turno matutino na quadra da escola.
Quando: sábado (23), a partir das 8h.