Aula inaugural do Qualis Serra terá palestra sobre Inteligência Emocional nesta segunda (25)

Texto: Elisa Rangel - Foto: Getty Images/iStockphoto

As aulas dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Qualis Serra, programa da Prefeitura da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vão começar na próxima segunda-feira (25) e aproximadamente 200 alunos terão a oportunidade de ouvir uma palestra sobre Inteligência Emocional.

Dentre os alunos matriculados no curso, o programa conseguiu abranger mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de rua, egressos do sistema penitenciário e munícipes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A aula inaugural acontecerá no Cras de Laranjeiras, às 18h30, e terá a presença do prefeito Sergio Vidigal, da secretária municipal de Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Claudia Silva, e do gerente de Educação do Senai, Maximiliano de Oliveira Alves.

A palestra será ministrada pelo coordenador do Núcleo de Assistência PsicoSocial da Findes, Sérgio Gonçalves de Oliveira.
O Qualis Serra ofertou vagas para cinco cursos: Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção; Caldeireiro; Mecânico de Máquinas Industriais; Soldador de Estruturas no Processo MAG; e Soldador no Processo TIG.

As aulas serão ministradas no Senai Serra, em Civit I, nos turnos matutino e noturno, com turmas formadas por cerca de 24 alunos cada e terão duração entre dois a cinco meses. A formatura está prevista para ocorrer em dezembro.

“Um dos compromissos da Gestão é o incentivo a qualificação dos moradores do município. Nosso objetivo com o projeto Qualis Serra é gerar oportunidades e dar condições dignas para inserção no mercado de trabalho, promovendo a autoestima e autonomia das pessoas”, afirmou Cláudia Silva.

O objetivo do programa Qualis Serra é qualificar trabalhadores para inseri-los no mercado de trabalho formal ou incentivá-los ao empreendedorismo, colaborando assim para a redução do desemprego e subemprego, e incentivando a produtividade e a elevação da renda do trabalhador nessas condições.

O programa teve como público principal moradores do município que estejam desempregados; em vulnerabilidade social; inscritos no Cadastro Único; inscritos no Sine Serra; Pessoas com Deficiência (PCD), beneficiários do aluguel social, egressos do sistema penal, mulheres em situação de violência doméstica, população em situação de rua, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistidos pelo Cras, encaminhados pelas Casas de Acolhimento, dentre outros.

Foram ao todo 1.766 inscritos, sendo 1.163 homens e 603 mulheres. Dentre esse público, tivemos 35 pessoas em situação de rua que se inscreveram, sendo sete selecionados para os cursos, 57 pessoas com deficiência (PCD), sendo 14 aptas a participar das aulas, 10 mulheres vítimas de violência e 225 munícipes assistidos pelo Cras e Creas.

QUALIS SERRA
Aula inaugural: 25 de julho, às 18h30, no Cras de Laranjeiras
Palestra sobre Inteligência Emocional com o coordenador do Núcleo de Assistência PsicoSocial da Findes, Sérgio Gonçalves de Oliveira.

CURSOS E CARGA HORÁRIA
Caldeireiro: 360h