Centro das Juventudes de Planalto Serrano aborda padrão de beleza nas redes sociais

Esses encontros ocorrem mensalmente e abordam temas planejados pela equipe, bem como assuntos sugeridos pelos próprios participantes.

Centro das Juventudes de Planalto Serrano aborda padrão de beleza nas redes sociais


Texto: Anete Lacerda - Foto: Sedir

O impacto dos padrões de beleza impostos pelas redes sociais será tema de debate no Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Planalto Serrano. O encontro será nesta segunda-feira às 15h30 dentro do Projeto “Papo com as Mina”, que promove encontros dinâmicos e interativos, permitindo que meninas reflitam sobre o uso da internet, sua influência na sociedade e os impactos individuais e coletivos do mundo digital. Esses encontros ocorrem mensalmente e abordam temas planejados pela equipe, bem como assuntos sugeridos pelos próprios participantes. Há também um momento voltado aos meninos, denominado “Papo de Cria”. Tanto o CMJ de Planalto Serrano quanto de Jardim Carapina/Boa Vista estão vinculados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

“Discutir padrão de beleza com um público jovem, principal usuário desse espaço virtual, a partir de imposição das plataformas digitais é uma forma de levá-los a refletir sobre autoestima, saúde mental e aceitação”, destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania Lilian Mota. A secretária lembra que as atividades acontecem em um espaço que simboliza uma importante conquista para a comunidade, criado pela Prefeitura da Serra especialmente para promover  inclusão e oferecer novas oportunidades a adolescentes e jovens do bairro e de todo o entorno.

“Os CMJ´s veem se consolidando como um ponto de apoio, escuta e transformação social através de ações educativas, culturais e de fortalecimento emocional, sempre com a participação ativa deles. O trabalho é para que os frequentadores desenvolvam o senso crítico. Nesse tema específico, para que se preparem para lidar com as pressões do mundo digital. O debate sobre padrões de beleza faz parte desse compromisso com a valorização da identidade e do respeito à diversidade”, enfatiza Lilian Mota.

Confira a agenda de atividades

Terça-feira (15) - 14h 
Formação a com a psicóloga Yasmim Reis, abordando o tema “Desenvolvimento Infantojuvenil”
Terça-feira (22) - 13h 
Formação sobre “Questões Étnicas e Raciais”, com Noemi Dandara
Quarta-feira (23) - 14h 
Formação sobre “Legislação de proteção”, com Karla Mendes
 

Serviço

Centro Municipal das Juventudes de Planalto Serrano

Rua Continental, 100 - em frente à Praça do Trabalhador