Secretaria promove roda de conversa com pessoas idosas em Nova Almeida
Atividade integra o Projeto Cidadania nas Escolas e nas Comunidades, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Sedir - PMS
A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou uma roda de conversa no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Nova Almeida com foco na importância do Dia Nacional da Consciência Negra. A ação integra o Projeto Cidadania nas Escolas e nas Comunidades e reuniu idosos em um encontro marcado pela troca de experiências, reflexão e fortalecimento de identidade.
Com o tema "Por que ainda precisamos falar sobre o Dia Nacional da Consciência Negra?", a iniciativa buscou incentivar o diálogo intergeracional e reconhecer a história, lutas e contribuições da população negra. Ao abrir espaço para que pessoas idosas compartilhassem memórias e percepções, o debate reafirmou a necessidade de manter viva a reflexão sobre racismo, igualdade e valorização cultural.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, destacou a importância de ações que aproximam políticas públicas do território e fortalecem a consciência coletiva.
"Quando dialogamos sobre Consciência Negra com os idosos, reconhecemos suas vivências, suas leituras de mundo e o quanto carregam de história. É também uma forma de afirmar que o combate ao racismo exige presença, escuta e educação contínua. Nossa missão é garantir que todas as gerações tenham voz, dignidade e participação ativa na construção de uma sociedade mais justa", afirmou.
A coordenadora da atividade, Hozana Rocha reforçou como o encontro colabora para a preservação de memórias e para o fortalecimento emocional e social do público idoso. Segundo ela, esse espaço promove o reconhecimento das vivências, memórias e contribuições da população negra ao longo da história, valorizando suas identidades e trajetórias.
“Além disso, favorece o diálogo intergeracional, fortalece a autoestima, combate ao racismo e reforça o princípio da dignidade humana, ao incluir os idosos nessa discussão, garantimos voz, participação social e o direito de aprender, expressar e compartilhar experiências que ajudam a construir uma sociedade mais justa e igualitária, completou Hozana."
Projeto Cidadania nas Escolas e nas Comunidades
Desenvolvido pela Prefeitura da Serra, promove formação integral a partir de atividades educativas sobre identidade, diversidade, autoestima, saúde mental, convivência social e cidadania. O programa envolve alunos, famílias e escolas, fortalecendo vínculos e garantindo inclusão por meio de materiais impressos e busca ativa para estudantes com dificuldades de engajamento. A proposta pode ser levada para escolas, unidades comunitárias e espaços de convivência, levando formação cidadã para diferentes territórios da cidade.
Quer levar o projeto para sua escola, território ou comunidade?
Entre em contato com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania: ddh.sedir@serra.es.gov.br ou assessoria.sedir@serra.es.gov.br