Dia da Consciência Negra: evento da Serra destaca memória e ancestralidade
O Sítio Histórico de Queimado vai sediar o evento, parte a programação do Novembro Negro, que segue até o dia 30
Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Arquivo Setur
A Prefeitura da Serra realiza, nesta quinta-feira, 20 de novembro, a celebração do Dia da Consciência Negra, no Sítio Histórico de Queimado, das 8h às 12h. Com o tema “Preservar a Memória para Transformar o Presente”, o encontro será um momento de reflexão, fortalecimento da identidade negra e valorização da ancestralidade.
A programação contará com apresentações de poesia e slam, roda de congo, manifestações culturais afro-brasileiras, além de espaços para diálogos sobre identidade. Um dos pontos altos será a apresentação do Mestre Faísca, referência da capoeira capixaba, que celebra 50 anos de trajetória dedicados à cultura, ao movimento e à formação de gerações.
O espaço também será um ambiente de reflexão e pertencimento no Sítio Histórico, marco da luta e da resistência do povo negro na Serra.
Para a secretária adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR), Josila Nunes, o Sítio Histórico de Queimado reforça a importância e reconhecimento da história negra no município. “Queimado representa coragem, luta e a força de um povo que transformou sua trajetória em resistência. Reunir nessa data tão importante em um local de tanta representatividade é uma forma de honrar essa ancestralidade e fortalecer a construção de uma Serra mais equitativa, justa e que respeita sua história”, afirmou.
As celebrações do Novembro Negro da Serra seguem até o dia 30 de novembro, quando será realizada a Feira Municipal de Afroempreendedorismo, na Praça de Feu Rosa, das 14h às 21h. Com o tema “Economia Negra na Serra: Afetos, Saberes e Empreender para Viver”, a feira reunirá empreendedoras e empreendedores negros, valorizando a cultura, o trabalho e a criatividade como caminhos de autonomia, geração de renda e resistência.
O Novembro Negro da Serra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR), por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR), em parceria com a Conselho Municipal de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (COMPPIR), reafirmando o compromisso do município com o combate ao racismo, o respeito à diversidade religiosa e a promoção da igualdade racial.