Exposição do CMJ de Planalto Serrano retrata olhares sobre a juventude preta
As atividades continuam durante todo o ano
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Filipe Oliveira
O Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Planalto Serrano e de Jardim Carapina/Boa Vista abordam mensalmente com os jovens que frequentam seus espaços temáticas diferentes, que levam a atividades práticas que promovem reflexão e ações que produzem trabalhos sobre os assuntos tratados.
Em novembro em Planalto Serrano foi trabalhado o tema Juventude Preta das Favelas. Dessa temática foi produzida a Mostra Cultural Retratos de Favela, em que meninos e meninas puderam expor em telas o olhar pessoal sobre o assunto.
Entre os expositores mirins, Emilly Goes, Ana Alice Alves, José Lucas Muniz, Ana Clara Ferreira, Arielly Galvão, Fred Wallisson Carvalho de Souza Reis(escreve o meu nome todo tia, recomenda), Kayo Fabre e Victor Hugo Moreira. Eles têm entre 10 e 13 anos e pintaram quadros que ainda estão expostos, e o resultado da experiência ecoa até hoje na vida desses jovens. Arielly conta que retratou os muitos barracos da favela, onde a maioria dos moradores é negro. “Aqui eu aprendo muita coisa legal. Faço coisas novas e interessantes. Gostei muito de usar as tintas”, relata. Outro que fala de sua arte é Fred, que retratou um homem negro no alto de uma montanha com um troféu na mão. E explica: “Para o preto sobreviver num lugar mandado pelos brancos é difícil. Quem consegue merece um troféu”, destaca.
Outra tela expõe um céu azul e estrelado, outro uma mão aberta segurando o globo terrestre. Uma a uma, as crianças vão descrevendo com orgulho o que significa e representa para elas o trabalho exposto na mostra cultural.
São muitos olhares, múltiplas percepções e inúmeras possibilidades capturadas pela sensibilidade de meninos e meninas que estão sendo incentivados a se transformarem em protagonistas de suas histórias. Que aprenderam que o respeito deve permear todas as relações.
A importância do respeito, inclusive, foi abordada na última temática do ano, Vínculos e Afetos, que falou da comunicação não violenta. Arielly, que participa de todas as atividades, diz que aprende muito, e que acredita na importância de saber se comunicar para evitar conflitos. “Eu aprendi muito sobre isso também”, reforça.
“Fiquei muito impactada com a criatividade e o talento dessas crianças, que conseguiram reproduzir lindamente, a partir de olhares muito peculiares, a realidade de cada um. Realmente foi uma surpresa muito agradável e eles já estão pedindo outras oficinas. Eles amam as tintas, telas e pincéis”, relata a professora de artes Monique Ruas.
Serviço
CMJ de Planalto Serrano
Oficina de Iniciação musical e capacitação para montagem de equipamentos de som
Dia: todas as segundas
Hora: 20 h
Grupos de Vivência
Dias: De segunda a quinta-feira
10 a 14 anos – 2 dias
Acima de 15 anos – 2 dias
Musicalização
De segunda a quinta-feira pela manhã e a tarde
Atividades esportivas
Treino de basquete
Dia: Terças e quintas
Hora: das 18 às 20h
Público atendido: 14 aos 29 anos
CMJ de Jardim Carapina
Grupos de Vivência
Dias: De segunda a quinta-feira
10 a 14 anos – 2 dias
Acima de 15 anos – 2 dias
Musicalização
De segunda a quinta-feira, pela manhã e a tarde
Há um estúdio de gravação para uso dos frequentadores do espaço
Atividades esportivas
Furingo (futebol reduzido)
Rodas de altinha
Atividades: aulas de musicalização, grupos de vivência, informática, atividades esportivas e culturais, rodas de conversas, entre outras.
Público atendido: 10 aos 29 anos