Professora Gilsa Helena Barcellos abre Seminário de Direitos Humanos nesta sexta-feira (6)

O evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil

Professora Gilsa Helena Barcellos abre Seminário de Direitos Humanos nesta sexta-feira (6)


Texto: Anete Lacerda - Foto: Freepik

O I Seminário de Direitos Humanos: Fundamentos e Desafios, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), acontece nesta sexta (6), às 18h, e no sábado (7), às 8h, no Centro Municipal das Juventudes de Boa Vista/Jardim Carapina (CMJ).

A palestrante da abertura do evento, na sexta, será Gilsa Helena Barcellos, professora do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Estudos Sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O evento é voltado a representantes de Conselhos Municipais, servidores públicos e membros da sociedade civil, sendo coordenado pelo Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Sedir.e tem como objetivo promover um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, buscando fortalecer as políticas públicas de direitos humanos na cidade.

Também visa reforçar a atuação dos Conselhos Municipais e avançar na implementação do Plano Municipal de Direitos Humanos.  O público estimado é de 120 pessoas.

Segundo a secretária Lilian Mota, o evento segue os princípios do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e será organizado em Mesas Temáticas que abordarão temas fundamentais para a inclusão social.

“Com o crescimento da população e o desenvolvimento urbano, a Serra enfrenta novos desafios para garantir os direitos humanos. Este seminário é uma resposta a esses desafios, oferecendo um espaço para fortalecer a cidadania e ampliar a participação da população na promoção de direitos fundamentais”, afirma.

"Reitero a importância da constituição de espaços qualificados para se debater os direitos humanos. Os municípios têm um papel fundamental no desenvolvimento de políticas, sejam elas específicas ou transversais, para a garantia e proteção dos direitos humanos de seus cidadãos/cidadãs", enfatiza a palestrante Gilsa Helena Barcellos