Avança, Serra! Comunidade de Porto Dourado vai receber melhoria na iluminação e regulação fundiária

A noite do dia 17 foi marcada pela assinatura dos programas "Serra + Luz" e "Seu Lar Todo Seu"

Texto: Daniela Salgado - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

A noite do dia 17 de maio de 2023 foi diferente para os moradores de Porto Dourado! Inundada de emoção, a comunidade compareceu em peso para prestigiar a assinatura de duas Ordens de Serviços (OS): a ampliação do programa "Serra + Luz" e a regularização fundiária dos terrenos do bairro, do projeto "Seu Lar Todo Seu".

Segundo o secretário Municipal de Serviços da Serra, Enivaldo Dias, o "Serra + Luz" traz uma iluminação moderna, que vai gerar mais economia nos gastos públicos com a conta de energia. Isso sem contar com a melhoria na qualidade de vida”.

Atualmente, o município serrano possui um total de 79.155 luminárias de LED instaladas, representando quase 74% do parque de iluminação da cidade e 111 bairros impactados positivamente.

Em Porto Dourado, cerca de 840 novas luminárias serão instaladas, proporcionando 37% mais luminosidade e uma economia de, aproximadamente, R$ 10 mil por mês na conta de energia municipal.

"Seu Lar Todo Seu"

A segunda OS da noite foi a assinatura do programa “Seu Lar, Todo Seu”, que visa a regularização fundiária de terrenos ocupados por moradores do bairro. O projeto consiste em um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, para regulamentar as ocupações da comunidade e oferecer o título de proprietário. Em Porto Dourado, neste primeiro momento, por volta de 1700 famílias serão beneficiadas.

“Por meio desse programa, a Serra, através desta gestão, pretende, em 2023, regularizar cinco mil lotes. Em Porto Dourado, a previsão é de unidades habitacionais de 101 ruas e 3 poligonais sejam impactadas. Além da segurança jurídica, essa valorização do imóvel vai oportunizar aqueles que querem melhorar sua residência”, afirma a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva.

A medida é impactante, e vai resultar em segurança jurídica, valorização imobiliária e acesso a crédito barato, movimentando, dessa forma, a economia local. Em um discurso recheado de comoção e exaltação das melhorias da Serra, o prefeito Sergio Vidigal deu a letra, dizendo que “nós estamos nessa noite simplesmente para devolver uma parte daquilo que é de direito e foi construído pela nossa gente, pela nossa população”.

A dona Marlene Moreira diz que é a primeira moradora do bairro Porto Dourado e aguarda esse projeto a mais de duas décadas. “Para mim, isso é a maior felicidade do mundo. Foram 25 anos esperando, era o meu sonho saber que eu poderia ter um dia a escritura da minha casa. Fico muito emocionada, é só felicidade e orgulho”, revela. Seu filho, Tarcísio Moreira, pontua que a assinatura das duas OS foram “a melhor coisa que aconteceu em 25 anos no bairro”.