Serra recolhe cerca de 92 mil toneladas de lixo domésticos em apenas 7 meses
Além do lixo doméstico, o município recolheu mais de 66 mil toneladas de entulhos descartados irregularmente pela população.

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Arquivo Secom/PMS
A Serra recolheu cerca de 92 mil toneladas de lixo doméstico em apenas sete meses deste ano. O levantamento de acordo com a Secretaria de Serviços da Prefeitura da Serra compreende o período de janeiro a julho de 2025. Além do lixo doméstico, o município recolheu mais de 66 mil toneladas de entulhos descartados irregularmente pela população.
Segundo a Secretaria de Serviços o lixo doméstico é coletado três vezes por semana em todas a cidade. Já em vias de alta atividade comercial o recolhimento é realizado todos os dias. A coleta é feita por meio de caminhão compactador e transbordados diretamente em carretas de transporte na Estação de Transbordo de Resíduos da Serra.
O secretário de Serviços da Serra, Enivaldo Dias explica a importância do descarte adequado dos resíduos. “Temos Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs) e Ecopontos com objetivo é eliminar os locais de descarte irregular para manter a cidade sempre limpa e saudável.Estamos chamando a atenção das pessoas para que descartem o entulho de forma correta e pedindo para que denunciem os casos de descarte irregular”, frisa o secretário.
Todo resíduo sólido coletado na Serra é transportado para o aterro sanitário licenciado contratado pelo município.
Lixo doméstico
Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, refere-se aos resíduos gerados em residências, comércios e serviços, incluindo restos de alimentos, embalagens, papéis, plásticos, vidros e outros materiais. É uma parte significativa dos resíduos urbanos e sua gestão adequada é essencial para a saúde pública e o meio ambiente.
Para auxiliar nesta coleta foram instalados mais de 1.000 contentores superficiais de 1000 litros e seis contentores subterrâneos de 3000 litros de capacidade de armazenamento.
Como denunciar
As denúncias de descarte irregular de resíduos devem ser feitas pelo WhatsApp (27) 99951-2321, pelo site ou app colab. Pelo canal, é possível enviar fotos e vídeos com a identificação do local e do infrator. A denúncia é anônima. Quem descarta entulho irregularmente pode responder por crime ambiental.
Saiba onde estão Áreas de Triagem e Transbordo (ATT) e Ecopontos:
ATTs:
Barcelona
Avenida Região Sudeste, s/n° (saindo da BR 101 e entrando no bairro)
Praia da Baleia
Av. Desembargador Antônio Miguel Feu Rosa, s/n
(próximo a Praça do Canarinho)
Ecopontos:
Jardim Carapina
Rua Presidente Kennedy, 60 (próximo ao UAPS)
Novo Porto Canoa (João de Barro)
Av. Domingos José Martins, 142 (atrás da estação de Cidadania e Cultura)
Vila Nova de Colares (Quintal)
Rua Floriano Peixoto, 353 (ao lado da empresa Corpus)