Serra implementa ações para coibir furtos de fios e cabos de energia
Soluções inovadoras devem inibir aumentar a segurança da infraestrutura elétrica

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Edson Reis
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese) e do Departamento de Iluminação, tem intensificado as ações para coibir os furtos e garantir a manutenção da iluminação pública em diversos pontos da cidade. Uma delas é a implantação do conceito de envelopamento de dutos.
A técnica de envelopamento dos dutos consiste na abertura de valetas com profundidade entre 50 e 100 centímetros, onde são instalados os eletrodutos que abrigarão os cabos de energia elétrica. Após a instalação, o local é coberto com uma camada de concreto, dificultando qualquer tentativa de acesso.
Quando necessário, a grama original também é reconstituída, deixando a rede totalmente oculta e protegida. Essa solução inovadora deve inibir furtos e aumentar a segurança da infraestrutura elétrica.
"Obras estruturantes, como a nova iluminação da Avenida Lagoa Juara, a nova iluminação da Avenida Porto Dourado e a futura obra de revitalização e modernização da iluminação pública da Nova Avenida Mestre Álvaro (trecho da BR-101 que corta o município), que iniciará em breve, já contam com essa técnica", explica o secretário de Serviços, Enivaldo Dias.
Quando ocorrem furtos de cabos, além do prejuízo financeiro, o município arca ainda com a mão de obra e com a dificuldade de reposição desses cabos, o que acaba prolongando o restabelecimento dos circuitos, deixando vários trechos apagados.
Em 2025, a Prefeitura da Serra registrou um prejuízo superior a R$ 105 mil com a reposição de fios e cabos de energia furtados na cidade. Até o momento, mais de 6 mil metros desses materiais já foram substituídos.
Os locais que possuem iluminação ornamental, como alamedas, praças e parques abertos, são um dos principais alvos, além de trechos viários da BR-101 que cortam o município da Serra. Além da questão financeira, o município ainda tem gastos com a mão de obra necessária à recuperação, sem contar o tempo de restabelecimento, que varia conforme a gravidade do furto.
A Sese orienta a população a acionar as forças policiais ao se deparar com situações dessa natureza, pois trata-se de um ato que prejudica um grande número de pessoas que necessitam transitar com segurança.