Iluminação pública: saiba como solicitar manutenção na Serra
Solicitações podem ser feitas pelo app da prefeitura, disponível para Android e iOS, ou pelo 0800, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Confira

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Arquivo Sese
Para ajudar a manter a cidade sempre iluminada ou evitar desperdício de energia, a prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), oferece canais exclusivos para que a população envie o pedido de manutenção. É a partir da demanda do morador, que as equipes vão até o local e realizam a troca das luminárias, mantendo a cidade bem iluminada e mais segura para a população.
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo Cidade Conectada+ ou pelo telefone: 0800 000 0717. O aplicativo é gratuito, de fácil acesso para registro de ocorrências e está disponível tanto para Android quanto para IOS. Já o serviço 0800 funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
"O objetivo é proporcionar um atendimento cada vez mais ágil, com cobertura também nos finais de semana, e por isso contamos com modernos veículos e equipamentos de diagnóstico de falhas, atuando também de forma preventiva, o que, sem dúvida, traz um aumento da sensação de segurança a todos os moradores", explica o secretário de Serviços Enivaldo Dias.
Atendimentos
Nos últimos quatro anos, o município da Serra se tornou o maior parque de iluminação pública a passar por uma eficiência energética no Espírito Santo com 100% das luminárias à base de Led.
Só em 2025, o Departamento de Iluminação Pública da Serra realizou mais de 4 mil atendimentos, incluindo desde manutenção corretiva e preventiva até obras de restauração por furtos de cabos de energia. Em 2024, a Sese realizou mais de 5 mil atendimentos com os serviços de iluminação pública.