Estudantes da educação de jovens e adultos lançam livro com suas histórias
Evento na Biblioteca de Valparaíso marca lançamento de coletânea produzida na Escola Luiz Batista
Texto: Elton Lyrio
- Foto: Franciele Polez
Uma noite de literatura, emoção e celebração da educação de jovens e adultos marcou o lançamento do livro "Causos, Contos e Acontecimentos: Coletânea", na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em Valparaíso.
O evento, realizado na última quarta-feira (29), reuniu estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Luiz Batista, em Jardim Tropical, além de toda a equipe escolar, em uma celebração que destacou o protagonismo e as vivências dos estudantes por meio da literatura.
A coletânea é fruto de um projeto idealizado pela pedagoga Kátia Batista e pelas professoras Angela Maria Silva, Maria da Penha Santos e Miza Entringer.
A secretária de Educação, Mayara Candido, que esteve presente no evento, destacou a importância da iniciativa. "A Educação de Jovens e Adultos transforma trajetórias e reafirma que aprender é direito em qualquer tempo da vida. A EJA amplia horizontes, fortalece a autonomia e valoriza as histórias de quem segue em frente, com coragem e esperança. Ações como essa reforçam o compromisso da rede municipal de ensino com uma educação inclusiva e significativa para todos”, afirmou a secretária.
Para a diretora Débora Dantas dos Santos, o livro representa mais do que uma produção literária: é o resultado de um trabalho pedagógico, que reconhece e valoriza as experiências de vida dos estudantes, transformando suas histórias pessoais em literatura viva.
“O desejo desse projeto vem de longa data, para valorizar a identidade dos nossos estudantes jovens e adultos. A coletânea reflete o protagonismo de suas vivências a partir dos gêneros literários de contos e causos. O projeto integra o movimento do LiteraSerra, da Secretaria de Educação (Sedu) e essa noite de autógrafos simbolizou o reconhecimento do talento e da capacidade criativa desses estudantes”, concluiu.