Projetos de robótica da Serra recebem reconhecimento nacional e iniciam nova temporada
Cmei Nilda Vanette foi destaque na Mostra Nacional de Robótica 2025
Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Os últimos dias foram marcantes para as crianças que participam do projeto Corte de Lovelace Kids, envolvendo robótica na educação infantil, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nilda Vanette, em Valparaíso. Primeiro, a unidade conquistou menção honrosa na Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2025 que terminou no domingo (19), em Vitória. Em seguida, na segunda-feira (20), foi realizada a aula inaugural de mais uma temporada do projeto.
A aula inaugural reuniu crianças dos Grupos 5 e marcou o início de uma trilha pedagógica que propõe vivências investigativas baseadas na curiosidade e na imaginação. O encontro contou com a presença da secretária de Educação da Serra e da professora Márcia Gonçalves de Oliveira, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), parceira na pesquisa que fundamenta o projeto.
"Ver a Corte de Lovelace Kids indo para uma nova etapa é muito simbólico. É a certeza de que essa experiência inspiradora vai chegar a mais crianças, fortalecendo a cultura digital e a aprendizagem por meio da tecnologia e da ludicidade", destacou a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.
Durante as oficinas semanais, as crianças são convidadas a explorar o pensamento científico de forma lúdica, vivenciando experiências de robótica desplugada, cultura maker e alfabetização científica. A diretora Simone Smiderle destacou a importância da parceria com o Ifes. “Essa parceria representa um passo significativo na construção de uma educação mais criativa e afetiva em que a criança é reconhecida como protagonista desde cedo”, destacou.
Menções Honrosas
A aula inaugural também teve tom de celebração, já que os dois projetos da “Corte de Lovelace Kids” participantes da Mostra Nacional de Robótica foram reconhecidos nacionalmente por suas práticas pedagógicas inovadoras que integram robótica educacional, cultura maker e pensamento computacional à rotina da educação infantil.
"É motivo de orgulho para nossa rede ver os projetos da Corte Kids numa posição de tamanha relevância. Essa é uma prova de que o trabalho desenvolvido nas nossas unidades está formando crianças curiosas, criativas e com vontade de aprender", destaca a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.
A diretora Simone Lopes Smiderle Alves celebrou os momentos especiais vividos pela unidade e expressou sua gratidão aos parceiros, à secretaria e à comunidade escolar. "Gratidão às professoras, às crianças e às famílias que caminham conosco nesta jornada encantadora da Corte de Lovelace Kids. Juntos, seguimos semeando inovação, amor e aprendizado para nossas crianças, mostrando que é possível transformar a educação infantil através da tecnologia e da criatividade", destacou.
Os trabalhos premiados foram desenvolvidos pelas professoras Maria Auxiliadora Zorzal Caldoncelli e Renata Suzi Hastenreiter Rodrigues com crianças dos grupos 5 do turno vespertino. O "Corte Kids no Parque da Imaginação" explora pensamento computacional e robótica desplugada com o robô Blue-Bot, enquanto o "Corte Kids nas Asas da Leitura: Cada conto é uma aventura" transforma histórias em narrativas interativas usando robótica educacional.
A Corte de Lovelace Kids, que homenageia a condessa Ada de Lovelace - considerada a primeira programadora do mundo -, seguirá com novos encontros ao longo do semestre.