Estudantes da EJA terão cursos de qualificação profissional em Informática e Turismo
Iniciativa é fruto de uma parceria com o Senac e, inicialmente, vai beneficiar 60 estudantes em três escolas

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal da Serra terão acesso a cursos de qualificação profissional realizados por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação da Serra e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Na primeira fase, a iniciativa vai promover capacitação nas áreas de informática e turismo em três unidades de ensino do município. Inicialmente, 60 estudantes serão contemplados.
As aulas inaugurais começaram nessa segunda-feira (8), na Escola Professor Luiz Baptista, em Jardim Tropical, com o curso de Informática Básica. Já na terça (9) e quarta-feira (10), as escolas Julite Miranda Freitas, em Nova Almeida, e Serrana, em São Judas Tadeu, iniciam o curso de Técnicas para Monitor de Turismo.
O objetivo da ação é ampliar os conhecimentos dos estudantes e promover sua qualificação profissional em setores estratégicos como informática e turismo. A iniciativa busca também valorizar as potencialidades locais da região e criar novas oportunidades para geração de renda, contribuindo para a inclusão social dos participantes.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, a iniciativa fortalece a educação de jovens e adultos como aliada na mudança de vida para os estudantes, fortalecendo a sua autonomia e dignidade.
“Quando olhamos para a EJA, enxergamos muito mais do que a escolarização: vemos um caminho de transformação social e de mudança de vida. Essa parceria com o Senac traz oportunidade de capacitação, ajuda a abrir portas para o mercado de trabalho e fortalece a autoestima de quem busca recomeçar. Ao oferecer cursos em áreas estratégicas, como informática e turismo, reafirmamos nosso compromisso em garantir que cada pessoa tenha acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para conquistar autonomia, dignidade e novas perspectivas”, conclui.