Setembro Verde: estudantes da Serra se colocam no lugar de pessoas com deficiência
Atividade da Escola Valéria Maria Miranda simula situações enfrentadas no dia a dia

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Durante o Setembro Verde, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, está desenvolvendo uma ação com o objetivo de os estudantes se colocarem no lugar dos outros e vivenciar, na prática, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. É o projeto “Eu no seu lugar”. Enquanto realizam atividades na quadra, os alunos participam de simulações que os fazem experimentar, ainda que por alguns momentos, essas situações cotidianas. O objetivo é chamar a atenção para a importância da inclusão e despertar a empatia.
A iniciativa é resultado da parceria entre os professores de Educação Física, coordenada pelos professores Mauro Pereira da Silva e Lucas Ferreira Neves de Souza Martin, e de Educação Especial. As atividades fazem parte da programação do Setembro Verde, que ao longo de todo o mês envolve a comunidade escolar em ações voltadas à valorização dos estudantes com deficiência.
A diretora Aline Poleze da Silva destaca que o Setembro Verde tem proporcionado momentos de reflexão e transformação na escola, especialmente com as atividades que convidam os estudantes a vivenciar, mesmo que de forma simbólica, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. “As vivências propostas não apenas sensibilizam, mas mobilizam toda a comunidade escolar para pensar em acessibilidade como um direito de todos. É assim que fortalecemos os vínculos, aprendemos juntos e caminhamos para uma escola cada vez mais justa e inclusiva. Todos os envolvidos estão de parabéns por tornarem esse projeto uma realidade tão inspiradora”, comentou.
O professor de Educação Especial Armstrong Almeida destacou que o projeto promove o exercício da empatia. "É uma oportunidade da comunidade escolar perceber os desafios que há na vida cotidiana de cada um dos nossos estudantes, tanto aqui na nossa escola quanto em outros lugares. Nosso Setembro Verde envolve todos os agentes da escola e está sendo realizado graças ao empenho e à parceria de todos", explicou.
Além do projeto “Eu no seu lugar”, a programação do Setembro Verde na unidade inclui exibição de curta-metragens, construção de carta inclusiva utilizando a tecnologia padlet, plantação e cultivo de girassol no jardim comunitário da escola, instalação de faixas informativas e realização de um café Inclusivo. As ações seguem até o final do mês.