Reuniões do projeto Homem que é Homem começam nesta quarta (6)

Iniciativa é destinada a conscientizar homens que respondem a processos de violência contra a mulher

Reuniões do projeto Homem que é Homem começam nesta quarta (6)


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (6), às 18h30, no CRAS de Laranjeiras, acontece o primeiro encontro do projeto “Homem que é Homem”, destinado a conscientizar homens que respondem a processos de violência contra a mulher, visando evitar a reincidência e consequentemente reduzir os índices de violência de gênero. 

Parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado, o projeto vai conscientizar 15 homens, moradores da Serra, que passarão pelo total de oito encontros semanais. Esses encontros, chamados de grupos reflexivos, são conduzidos por profissionais do atendimento psicossocial (assistente social e psicóloga) da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom).  

“Esta iniciativa é fundamental no enfrentamento diário à violência contra as mulheres. O diferencial deste projeto é o foco nos autores das agressões, neste caso, os homens. É uma forma de atuar na prevenção e tentar evitar que as violências se concretizem”, explica a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota.

Programação diversificada

Em relação às mulheres, a programação vai levar serviços e capacitação profissional para as mulheres da Serra. Durante o mês de março, serão realizados diversos mutirões de serviços direcionados às mulheres. 

As ações acontecem nos bairros Colina de Laranjeiras, Jardim Bela Vista, Santiago e também no Terminal de Laranjeiras. Entre os serviços oferecidos estão renegociação de dívidas, abertura de processos junto ao Procon, verificação de pressão e glicemia, atendimento psicossocial e informações dos cursos oferecidos e orientações a respeito do funcionamento da Secretaria da Mulher.

Outra iniciativa neste mês foi o início do curso de eletricista predial exclusivo para mulheres, que vai oferecer capacitação profissional a 30 alunas. O curso é resultado de uma parceria com o Ifes Serra e tem o objetivo de promover a igualdade de gênero nas esferas da educação, trabalho, saúde e cultura, além do empoderamento e da autonomia financeira da mulher.

Confira a programação detalhada do Mês da Mulher na Serra: 

Quarta (6)

Conta Comigo no Shopping MontSerrat, das 13 às 17h, com oferta de diversos serviços. Início das aulas do curso de eletricista predial no Ifes Serra.

Início do programa "Homem que é homem" - CRAS de Laranjeiras 18h30. 

 

Quinta-feira (7)

Conta Comigo no Shopping MontSerrat, das 13 às 17h.

 

Sexta-feira (8)

Ação no Terminal de Laranjeiras, a partir das 11h30, com serviços como vagas exclusivas para mulheres com o Sine Móvel, atendimento Psicossocial, orientação jurídica para mulheres vítimas de violência, entre outros. 

 

Sábado (9)

Conta Comigo, com oferta de serviços, em Jardim Bela Vista, das 8 às 12 horas.

 

Dia 22 de março

Conta Comigo em Santiago, na igreja em frente à praça do bairro, das 13 às 17 horas.

 

Dia 23 de março

Serra + Cidadã - Edição Mês da Mulher, em Nossa Senhora da Conceição, região de Serra Sede.