Piquenique e roda de conversa celebram Dia da Mulher Negra

A data foi instituída pela ONU em 1992

Piquenique e roda de conversa celebram Dia da Mulher Negra

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Secom

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com o Conselho Municipal do Negro (Conegro), elaborou uma programação para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latina-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A data foi instituída pela ONU em 1992 como símbolo da luta das mulheres negras contra o racismo e a opressão de gênero.

Serão realizados dois eventos tendo como tema “Mulher Negra – Protagonista de sua própria história”. Na segunda-feira (25), a partir das 19 horas, acontece uma roda de conversa virtual com a professora de Filosofia e coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) no Espírito Santo, Vanda de Souza Vieira.

No sábado (30), a atividade será presencial. Ainda tendo como tema o protagonismo da mulher negra, será realizado um piquenique no anfiteatro do Parque da Cidade, a partir das 9 horas. A participação é aberta ao público.

“Com estas atividades, a administração municipal celebra o papel fundamental das mulheres negras na sociedade serrana, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com as ações de promoção da igualdade racial”, ressalta a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.