Prefeitura da Serra assina termo de adesão ao programa Homem que é Homem

O projeto tem como objetivo o trabalho preventivo e de conscientização com foco nos autores de violência de gênero contra a mulher

Prefeitura da Serra assina termo de adesão ao programa Homem que é Homem

Texto: Melissa Künsch - Foto: Dayana Souza

Um importante passo no enfrentamento e combate à violência contra a mulher foi dado na Serra nesta quarta-feira (6). A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), assinou o termo de cooperação de adesão ao projeto Homem que é Homem, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

O projeto tem como objetivo o trabalho preventivo e de conscientização, com autores de violência de gênero contra a mulher, visando reduzir os índices dessa violência por meio da realização de grupos reflexivos com esse público no município da Serra.

“Com a implementação desse programa nós queremos que esses homens que agridem mulheres ou cometam outros tipos de violência contra elas possam ter a oportunidade de participar destes grupos reflexivos”, disse o prefeito Sergio Vidigal.

A delegada chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Cláudia Dematté, participou da assinatura e destacou que a repressão a esse tipo de crime continua sendo necessária, mas é preciso que existam programas como o Homem que é Homem.

“Além da responsabilização criminal desses homens autores de violência, os grupos refelxivos são uma importnate ferramenta no enfrentamento. Precisamos descontruir essa cultura machista na sociedade e é com a junção de ações de repressão e prevenção que vamos ter esse resultado”, pondera.

“O programa é uma previsão da Lei Maria da Penha de trabalhar essa reflexão sobre os atos de violência com os homens. A gente percebe que o diálogo contribui para que não haja reincidências”, explica a assistente social da Deam da Serra, Sthéfanie da Penha Silva.

Sobre o projeto

A previsão é que sejam realizados ciclos constituídos de oito encontros, sendo um por semana. A equipe do projeto, composta por uma coordenação e profissionais de atendimento psicossocial (assistente social e psicóloga), será formada por profissionais do Centro de Referência da Mulher (Cramvis), mantido pela Prefeitura da Serra.

A iniciativa é voltada a homens que tenham sido autores de violência contra a mulher, que sejam encaminhados pela Justiça ou pela Delegacia da Mulher. Os encontros serão realizados na sala de reuniões do prédio dos Conselhos, em Serra Sede.

“Esta é uma parceria fundamental no enfrentamento à violência contra as mulheres. O diferencial deste projeto é o foco nos autores das agressões, neste caso, os homens. É uma forma de atuar de forma reflexiva para que esses homens possam entender que o papel da mulher na relação nao é de subordinação e que não sejam reincidentes nas suas práticas contra outras mulheres”, explica a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota.