Sedir promove programação para celebrar o Dia da Consciência Negra

A data promove reflexões a respeito da herança africana na sociedade brasileira

Sedir promove programação para celebrar o Dia da Consciência Negra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedir-PS

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) vai promover uma programação variada para celebrar o Novembro Negro, mês em que é comemorado o Dia da Consciência Negra. 

Estão previstas atividades como rodas de conversa, celebração ecumênica e seminário sobre relações étnico-raciais, entre outras. 

"A existência do Novembro Negro reafirma a importância do debate racial no município da Serra. Os temas escolhidos são de grande relevância e têm por objetivo promover diálogos com diversos públicos e todas as ações foram construídas com a participação do Movimento Negro e em parceria com o Conselho Municipal do Negro (Conegro), estes que contribuem no desenvolvimento de políticas públicas com recorte racial no município”, explica a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Gracimeri Gaviorno. 

Dia da Consciência Negra

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído no ano de 2011, por meio da Lei 12.519. A data coincide com o dia atribuído à morte de Zumbi de Palmares, que no século XVII liderou o Quilombo dos Palmares, local de refúgio e resistência de negros fugidos da escravidão. 

Hoje, a data promove reflexões a respeito da herança africana na sociedade brasileira, sobre o racismo e a respeito da necessidade de promoção de ações de igualdade racial a fim de eliminar os efeitos que o passado escravista provocou junto à população negra. 

Atividades do Novembro Negro

07/11 - 9h - Celebração Afro Ecumênica - Praça Encontro das Águas

08/11 - 17h - Roda de Conversa: Corpos Negros LGBTQIA+ existem - CRAS CAI Jardim Carapina

11/11 - 17h30 - Reunião do Conegro - Sala de reunião da SEDIR

17/11 - 13h - Seminário: Pop Rua e as relações étnico raciais - Biblioteca de Valparaíso

19/11 - 9h - Painel: Mulheres Negras Empreendedoras - CRAS CAI Jardim Carapina

19/11 - 17h30 - Vozes Negras na Literatura (com Roda de Conversa e SLAM) - Centro Cultural Eliziário Rangel.