Serra terá pedido de Renovação de Licença Ambiental Online

Esse é mais um passo para desburocratizar e agilizar a gestão

Serra terá pedido de Renovação de Licença Ambiental Online

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Pixabay

A partir da próxima semana será possível entrar com pedido de Renovação de Licença Ambiental de forma eletrônica, diretamente no site da prefeitura da Serra. A digitalização deste procedimento é mais um passo para desburocratizar e agilizar a gestão.

Para fazer os pedidos de renovação, basta acessar o Portal de Serviços Digitais da Prefeitura (http://prefeiturasempapel.serra.es.gov.br/portal/login.aspx) e seguir o passo a passo para.

A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Serra é disponibilizar já na segunda quinzena de julho, também de forma digital, os pedidos de Licença Municipal de Renovação, Autorizações Ambientais e Licença por Adesão e Compromisso.

É importante destacar que com a digitalização dos procedimentos, o processo já vem direto para o setor responsável e a comunicação com o requerente é feita de forma simultânea, na medida que o mesmo é tramitado e analisado.

A prefeitura da Serra dispõe de um sistema eletrônico para atender a todas as secretarias. No âmbito da Semma, há o licenciamento ambiental de obras totalmente digital. As respostas para os processos eletrônicos são concedidas com uma média de três dias úteis. Esse serviço é pioneiro no Brasil.

Outros processos já digitalizados: Aprovação de Projetos com licenciamento ambiental, Regularização de Edificações, solicitação de Certidão de Endereço Oficial e de Consulta ao Plano Diretor Municipal, o que permite que a abertura e toda movimentação seja feita diretamente pelo site da prefeitura.

Os funcionários da PMS podem, mesmo durante o trabalho remoto, realizar análises, encaminhar relatórios e receber o retorno dos requerentes, que conseguirão pelo Portal de Processos Eletrônicos da Prefeitura encaminhar documentos, receber os tributos municipais para pagamento, requerer renovações e retirar alvarás, documentos e projetos aprovados.

O sistema de processos eletrônicos faz parte e um grande projeto de transformação digital, coordenado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead) estabelecido nas diretrizes da gestão.