Sala sensorial inédita marca 28ª edição do Serra+Cidadã neste sábado (6)
Edição especial do Setembro Verde promove inclusão da pessoa com deficiência e oferece serviços gratuitos de saúde, cidadania, educação e bem-estar

Texto: Sâmia de Oliveira e Elton Lyrio
- Foto: Secom - PMS
Com a proposta de sensibilizar a população sobre o cotidiano das pessoas com deficiência, a 28ª edição do Serra+ Cidadã, acontece neste sábado (6), com uma novidade: a Sala Sensorial, idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu). O objetivo é promover a campanha Setembro Verde, criada para chamar a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência, promovendo respeito, acessibilidade e oportunidades de participação plena na sociedade.
O evento será realizado, das 8h às 15h, em Novo Horizonte, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aureníria Corrêa Pimentel, localizada na rua Inhambu, s/n - próximo à Unidade Regional de Saúde (URS).
Além da sala sensorial, o Serra+Cidadã também vai contar com diversos serviços gratuitos de saúde, cidadania, educação e bem-estar para toda a comunidade.
Novidade: Sala Sensorial da Educação
Um dos destaques desta edição será a Sala Sensorial, organizada pela Secretaria de Educação. No espaço, os moradores poderão vivenciar experiências que estimulam os sentidos por meio de iluminação, texturas, sons e aromas. A proposta é sensibilizar a população sobre os desafios e percepções cotidianas das pessoas com deficiência, despertando empatia e compreensão.
Serviços oferecidos à comunidade
Durante o evento, os moradores terão acesso a uma série de atendimentos e atividades, como: atendimento médico e oftalmológico (a partir dos 16 anos), atualização do CadÚnico, cadastramento da carteira de prioridade para PCDs e cuidadores, Defensoria Pública e orientação jurídica, vacinação, ações educativas para o trânsito, apresentações culturais, brincadeiras para as crianças, ações de Bem Estar Animal, oportunidades de emprego e muito mais!
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, destaca a importância do projeto: “O Serra+Cidadã é um espaço de acolhimento e fortalecimento da comunidade. Queremos que todos se sintam incluídos e valorizados. O Setembro Verde reforça a importância de respeitar e garantir os direitos da pessoa com deficiência, oferecendo informações, cuidados e oportunidades de participação para todos.”
O Serra+Cidadã é uma oportunidade de cuidar da saúde, resolver pendências, aprender e vivenciar a cidadania de forma coletiva e solidária.
Serviço
Serra+Cidadã - 28ª edição - Setembro Verde: mês de consicientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência
Quando: 6 de setembro, das 8h às 15h
Onde: EMEF Aureníria Corrêa Pimentel - Novo Horizonte
Endereço: Rua Inhambu, s/n - próximo à Unidade Regional de Saúde