Serra+Cidadã realiza mais de 16,7 mil atendimentos em Novo Horizonte
Evento neste sábado (6) levou mais de 60 serviços para a comunidade

Texto: Elton Lyrio e Samia de Oliveira
- Foto: Dayana Souza
Um dia de serviços e cidadania que movimentou Novo Horizonte e região. Assim foi a 28ª edição do Serra+Cidadã, realizada neste sábado (6), na Escola Municipal Aureníria Correa Pimentel. O evento teve como tema o Setembro Verde, mês voltado a conscientizar sobre a inclusão de pessoas com deficiência, e levou para os moradores serviços gratuitos de saúde, cidadania, educação e bem-estar para toda a comunidade. Ao todo, foram realizados 16.743 atendimentos, incluindo a distribuição de 410 quilos de ração para cães e gatos.
Um dos destaques desta edição foi a sala sensorial, uma instalação realizada pela Secretaria de Educação da Serra que buscou promover o exercício da empatia e sensibilização. No espaço foi possível colocar-se no lugar do outro por meio de áudios, texturas, do tato e de outros sentidos. O objetivo foi ressaltar a importância da inclusão e da acessibilidade.
Além disso, quem compareceu ao evento pode contar ainda atendimento médico e oftalmológico (a partir dos 16 anos), atualização do CadÚnico, cadastramento da carteira de prioridade para PCDs e cuidadores, Defensoria Pública e orientação jurídica, vacinação, ações educativas para o trânsito, apresentações culturais, brincadeiras para as crianças, ações de Bem Estar Animal, oportunidades de emprego e muito mais!
O prefeito Weverson Meireles esteve presente no evento e falou sobre a importância de trazer os serviços oferecidos pela prefeitura para ainda mais perto dos cidadãos. “Hoje nós mostramos, mais uma vez, aqui em Novo Horizonte, que cuidar das pessoas é a marca da nossa gestão. O Serra+Cidadã reforça o nosso compromisso de estar perto da comunidade, garantindo serviços importantes e, ao mesmo tempo, promovendo inclusão e respeito. Fazer a diferença na vida das pessoas é o que torna cada edição do Serra+Cidadã um sucesso”, disse.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, também destacou a importância do Serra+Cidadã e os resultados alcançados nesta edição.
“Foram mais de 11 mil atendimentos realizados, o que mostra a força e a relevância dessa ação. Cada serviço oferecido significa um direito garantido e uma demanda da comunidade atendida. Ver a população sair daqui com suas necessidades resolvidas é a prova de que o Serra+Cidadã cumpre o seu papel de aproximar a Prefeitura das pessoas e transformar a vida delas na prática”, ressaltou.
A professora Jaqueline Guimarães aproveitou o evento para colocar a saúde em dia. Ela consultou com clínico geral e oftalmologista e saiu com a garantia de óculos novos.
"Foi uma consulta muito boa e muito prática. O atendimento todo está de parabéns, não só os médicos, mas a organização. Nem sempre durante a semana a gente arruma tempo, então é importante aproveitar ações como essa", disse.
Já a analista de RH Lorrane da Silva Rocha foi ao Serra+Cidadã em busca de vacinação para a gatinha Nina. E conseguiu muito mais.
"Aproveitei para pegar algumas informações aqui sobre o CadÚnico e também para procurar vacinas para mim. É muito importante porque nem sempre a gente consegue resolver as coisas durante a semana e aqui temos tudo em um só lugar", comentou.
O evento também contou com apresentações culturais e com a participação de empreendedores locais. O Serra + Cidadã é um mutirão de serviços que tem como objetivo levar a rede de atendimento da Prefeitura da Serra para mais perto das comunidades.